Apesar dos pesares, o mercado brasileiro é um dos mais competitivos e atrativos do mundo, e está sem dúvidas entre o que mais cresce no mundo. Desta maneira, oportunidade é o que não falta, tanto para novos investidores, tanto para jogadores, que tem a sua disposição uma ampla gama de opções de diferentes nichos e mercados para se divertir sem sair do conforto de suas casas!
Por falar nisso, uma das indústrias de jogos online que mais vem crescendo no país nos últimos tempos é a de apostas e cassinos online. A competição está implacável, e isso é maravilhoso para os jogadores, que podem encontrar cassinos excelentes, como é o caso do https://icecasino.com/pt-br, com condições muito favoráveis em relação a promoções e até mesmo jogos temáticos exclusivos oferecidos.
Com um mercado tão competitivo, acreditamos que seja ideal, tanto para a parte dos jogadores, quanto para possíveis investidores, conhecer alguns fatos interessantes e curiosos sobre o mercado de jogos no país antes de se jogar de cabeça. Sem mais delongas, vamos aos fatos!
Neste artigo, discutiremos quais tipos de jogos e aplicativos os brasileiros mais baixam e daremos ideias aos desenvolvedores sobre como adaptar seus jogos para esse mercado e promovê-lo aos brasileiros.
O Brasil é um mercado promissor
Nos últimos anos, o Brasil experimentou um crescimento tecnológico superveloz. Hoje, o país é um mercado maior que o México tanto no Google Play quanto na App Store, tornando-se o país número um na América Latina em downloads de jogos para celular.
Com uma população de 212 milhões de pessoas, das quais 81% possuem atualmente um smartphone (e das quais 88% o terão até 2025), o Brasil é o terceiro país do mundo em total de downloads na App Store e no Google Play. De acordo com Statista, a receita do mercado brasileiro de jogos para celular está projetada para chegar quase 5 bilhões de reais até 2025.
A maior parte dos jogadores usam Android
Sim, e basta dar uma volta pelas ruas de qualquer cidade para constatar este fato. A grande maioria dos brasileiros está usando Android, e com isso, podemos também esperar que as plataformas de jogos e cassino online, por exemplo, se adaptem a essa realidade ao desenvolver seus sites e apps totalmente focados para Android.
Existem, obviamente, uma faixa da população que utiliza iOS, mas a grande maioria está concentrada na faixa de usuários Android.
O país é o terceiro mercado de eSports do mundo
Parece absurdo pensar isso, mas a verdade é que o Brasil se encontra na terceira posição no quesito popularidade dos jogos eSports no mundo inteiro! De fato, uma parcela gigantesca da população joga jogos como o FIFA, LoL, DOTA, ou CS:GO, e portanto, não é mistério nenhum saber que as plataformas de jogos tem de se adaptar a esta realidade!
Não é incomum encontrar erros de tradução
Sim, amigos. A verdade é que é bem comum encontrarmos traduções em português de Portugal, ou um site totalmente em inglês, ao invés do nosso bom português brasileiro. Não há nada de errado com estas outras línguas, mas nada melhor do que se sentir totalmente confortável tendo acesso a determinadas informações totalmente em seu idioma original, não é mesmo?
Apesar da popularidade, o mercado ainda não é regularizado
Sim, este é um dos fatos mais importantes a se considerar antes de se juntar ao mercado de jogos brasileiro. E este vale tanto para você jogador, quanto para os investidores em potencial. Apesar da popularidade do mercado e de seus jogos, alguns mercados, como o de apostas e cassino online, ainda não é regularizado no país.
Pouca coisa muda na prática, mas na teoria, tanto as empresas quanto os jogadores não tem segurança jurídica alguma no país, e são deixados literalmente a ver navios caso algo inesperado, e até certo ponto improvável dê errado. Há conversas em andamento para que esta situação seja modificada no código de leis brasileira, mas até o momento, tudo o que sabemos é de que a pauta ainda enfrenta uma resistência considerável entre os congressistas.
Um mercado gigante, que ainda tem muito potencial
Apesar do crescimento absurdo nos últimos anos, o mercado brasileiro de jogos ainda não pode ser comparado, por exemplo, ao de outros mercados maiores, pois ainda é um mercado em desenvolvimento. Porém, isso não significa que o mercado não tenha potencial para melhoras, tanto para os jogadores, quanto para empresas. Com as projeções batendo até mesmo os prognósticos dos mais positivos, nos resta apenas aproveitar o mercado, que se já está bom, tem a chance de ficar ainda melhor!