Educação

4 ferramentas indispensáveis para ensino online

blank

Com a pandemia do novo coronavírus desde março de 2020 e o fechamento de todos os estabelecimentos, as escolas e faculdades precisaram se adaptar rapidamente a esse cenário. A solução encontrada foi a educação à distância, onde tanto os professores quanto os alunos precisaram se adaptar à nova realidade digital que já existia no país, mas com esse cenário obteve um crescimento exponencial. 

Dentro de todo esse processo de adaptação, se fez necessário o uso de algumas ferramentas que se tornaram indispensáveis para ter um ensino online de qualidade. Exatamente por serem tão importantes assim, que é mais do que necessário conhecer algumas delas mais a fundo e, dessa forma, poder garantir uma boa qualidade tanto na hora da transmissão, quanto na hora de produzir e compartilhar o conteúdo com os alunos. 

Mindmeister 

O ensino digital trouxe à tona uma possibilidade que presencialmente não era possível, pelo menos não de forma tão prática, que é a visualização e exemplificação dos conteúdos que estão sendo ministrados no exato momento em que o professor está falando. Assim, um recurso muito bom para ilustrar e também fazer uma conexão entre um assunto e outro para o aluno é o Mindmeister. 

Se trata de uma ferramenta online, com plano gratuito para criação de planos de aulas, mapas mentais dos mais simples aos mais elaborados e estruturação das aulas e também é possível compartilhar esse esquema.

Zoom 

Muitas instituições optaram por realizar transmissões ao vivo na hora das aulas, dessa forma, é possível ter uma explicação mais adequada ao nível de conhecimento de cada turma e, para isso, plataformas como o Zoom caíram muito bem para auxiliar nessa questão. É muito importante também ter um gravador de tela para que a aula possa ser acessada novamente pelos alunos. 

Com essa plataforma, o professor pode deixar a reunião pré-agendada e enviar um link para que os alunos acessem a aula no horário marcado. Também é possível criar turmas e dividir os conteúdos dentro do próprio Zoom, o que torna muito mais fácil o uso pelo mestre, de forma a ser uma adaptação mais rápida, efetiva e sem muitas complicações.

Google Forms 

O Google Forms é muito útil por possibilitar a criação de formulários, onde é possível elaborar questões, enquetes e até mesmo uma pesquisa com a turma. Essa ferramenta possibilita ter o controle das respostas e até ajuda na gestão de cada aluno de forma individual e você pode deixar o acesso em aberto pelo tempo que for necessário.

Google Drive 

O Google Drive é uma ótima sacada para poder compartilhar e armazenar informações diversas e poder organizá-las em pastas e compartilhar apenas as pastas necessárias com cada turma respectivamente. Se trata de um serviço de armazenamento de arquivos na nuvem. 

A nuvem, no universo da tecnologia, é uma memória externa ao seu computador que pode ser acessada de qualquer máquina, seja computador, celular ou tablet, que tenha acesso à internet. Também é possível compartilhar arquivos através de um link gerado pela própria plataforma. 

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.