4 características essenciais para ser um empreendedor de sucesso

No livro “Heart, Smart, Guts and Luck”, do escritor Tony Tjan, diz que é possível identificar as qualidades que fazem um empreendedor de sucesso

Entre tantos livros sobre como empreender, a arte de ser um empresário e os passos para fazer de sua pequena empresa um grande negócio, um livro chamou a atenção e se destacou entre os demais. Em um artigo publicado na Forbes, o livro chamado “Heart, Smart, Guts and Luck”, do escritor Tony Tjan, diz que é possível identificar as qualidades que fazem um empreendedor de sucesso. Não só isso, ele ainda classifica as quatro personalidades essenciais que um empresário precisa ter para ser bem-sucedido.

Segundo Tjan, o livro é tanto para os aspirantes a empreendedorismo quanto para empresários experientes, mas ressalta que nem todo empreendedor se encaixa perfeitamente em um único tipo. Para ele, uma equipe bem-sucedida terá líderes com ponto fortes em todas as quatro características.

“Nós desenvolvemos um quadro de auto-conhecimento, a fim de ajudar a identificar seus pontos fortes e de sua equipe. É importante reconhecer o que você domina e entender como as personalidades distintas serão valiosas em cada fase do ciclo de vida de sua empresa”, disse o autor ao site.

Empresário apaixonado

Um empresário que deixa a emoção falar mais alto nem sempre se depara com a racionalidade. Mas o que falta no pensamento estratégico, ele compensa na paixão de empreender e sua capacidade natural de contar histórias. Uma pesquisa realizada pelo autor, com ajuda de seus co-autores e Tsun-Yan Hsieh, revela que mais de 65% dos empresários são motivados pelo “coração”. Entre os exemplos de empresários com esse perfil incluem Guy Laliberté, que transformou um simples circo no renomado e bilionário Cirque du Soleil.

A paixão que incentiva o empreendesor também o ajuda a enfrentar problemas de empresas em fase inicial ou a lidar com crises quando já está estabelecida. “Este é o cara ideal se você está à procura de investidores”, afirma Tjan.

Empresário esperto

O empresário esperto é o cara mais racional, crítico e detalhista, características essenciais para uma empresa em crescimento. Com olhares atentos a implementação de processos, estabelecimentos de metas e sistemas de prestação de contas, esse tipo de empresário poderá lembrar de itens necessários que o empreendedor “emotivo” pode passar despercebido.

Tjan diz que os empresários espertos possui a habilidade de reconhecer padrões, ou seja, a capacidade de aprender por tentativa e erro. Para esse perfil, a máxima é a prática que leva a perfeição e os hábitos repetitivos se aplicam a construção de negócios de sucesso. Entre os líderes que têm essa característica estão Meg Whitman, a consultora que virou visionária da E-Bay.

Mas o que define essa esperteza, segundo o livro? Um QI alto pode ajudar, mas os empresários de sucesso que levam essa caracterísitca têm uma combinação bem equilibrada de inteligência e conhecimento com malandragem e criatividade.

Empresários corajosos

Sabe aqueles momentos em que nada dá certo, passam meses em pura aflição e os problemas só aumentam? Quando isso acontece, um empresário corajoso é exatamento o cara que você precisa ser. “A coragem é menos marcada pelo coração do que sua capacidade de ação. Em um momento que você precisa agir, ter uma pessoa que sabe tomar decisões difíceis é fundamental”, revela Tjan.

Muitas vezes, os corajosos são comparados errôneamente com aventureiros, que arriscam seus negócios sem pensar duas vezes. Mas o autor diz que o líder corajoso deve ter a vontade de iniciar, a coragem de suportar crises e evoluir. Para empresas que já experimentaram o sucesso, ter a coragem de se reinventar pode ser o desafio e a diferença para se destacar entre empresas que duram pouco tempo.

Empresários de sorte

“Nós não estamos falando de alguém que ganha milhões na mega-sena”, já informa Tjan. “Há, obviamente, pessoas que têm sorte, mas não é disso que o empresário sortudo é feito”. Em vez disso, os empresários de sorte (que constituem mais de 25% da classe) são homens e mulheres cuja positividade, humildade e curiosidade influenciam em um resultado positivo. Em outras palavras, “eles têm sorte por sua atitude, não pelo destino”.

Antes de julgar que esse último item utiliza-se a premissa de “O Segredo”, considere o seu comportamento em relação ao seu networnking. Reflita: você conversa apenas com as pessoas que lhe interessam, passando por outras sem fazer a devida “social” ou você conversa e dá atenção a cada cliente, fornecedor e profissional de sua equipe, sempre preocupado com sua rede de contatos? Se um dia você já ajudou alguém e este se tornou influente e lhe estendeu a mão, você poderia se considerar sortudo, mas você fez essa oportunidade possível.

“As pessoas que começam humildes terão maior capacidade de crescer. É muito difícil para as pessoas vaidosas se tornarem curiosas, pois elas pensam que sabem tudo”, diz Tjan. “Um empresário curioso é um leitor voraz, um viajante do mundo e está sempre em busca de novidades e atento a cativar pessoas”. Mas, para o autor, o ponto crítico nesta personalidade é o otimismo, que para ele, é a atitude que lhe permite tirar proveito das situações de “sorte” e apostar no sucesso.

InfoMoney – Luiza Belloni Veronesi4 características essenciais para ser um empreendedor de sucesso