Por Willians Biehl
Serão 20 jovens que durante 2019 receberão capacitação do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva.
Em solenidade na manhã desta sexta-feira, 15, o 28° Grupo de Artilharia de Campanha, grupo Severiano Martins da Fonseca, realizou em suas dependências, a cerimônia de matrícula dos 20 novos alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR).
O comandante da unidade, tenente-coronel Sousa Neto, falou da importância do curso. “Começamos uma caminhada bastante significativa para o exército Brasileiro e para esta unidade, que tem a honra e a confiança do Exército Brasileiro e da nossa Brigada para formar oficiais. Alguns seguirão conosco na ativa, dependendo de questões de vaga, mas independente disso, serão formados oficiais,” disse em seu discurso, Sousa Neto.
Já o comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de Brigada Ricardo Miranda Aversa, expressou a alegria e importância desde dia. “Estamos recebendo nossos companheiros que já se encontram fardados como nós, representando a todos, desde este soldado que vos fala, com seus 36 anos de serviço, ao mais moderno soldado. Todos nós nos fartamos iguais, sejam muito bem-vindos ao seu exército ao exército de todos nós, ao exército do Brasil. Vocês estão entrando numa instituição histórica, passando a respirar os ares de heróis que passaram por esse e por outros aquartelamentos onde o 28° GAC já cumpriu sua missão, que foram muito bem lembrados em um dos episódios da batalha de Monte Caseros. Os senhores passam a fazer parte dessa história, que como está estampado no pavilhão de comando, começou em 1851, entendam a importância e o privilégio que os senhores têm de integrar uma instituição que existe desde 1648, quando consideramos formado o exército brasileiro,” afirmou o general Miranda.
Um dos novos alunos, o jovem Gustavo Felipe Schenatto Vogel, falou sobre a expectativa para o curso. “Quero aprender bastante, conseguir uma boa classificação e quem sabe continuar na carreira militar,” afirmou Vogel.
Após completar o curso, pelo menos um dos jovens poderá continuar na unidade, como oficial do Exército, por até oito anos.
Destaque em Capacitação Operacional
Na mesma solenidade o 28° GAC recebeu o Diploma de Destaque da Capacitação Operacional de Apoio de Fogo 2018 da AD/5. A honraria foi concedida pela Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército ao 28° GAC, por ter obtido o melhor desempenho técnico e tático dentre todas as unidades avaliadas no campeonato.
Na ocasião também foi comemorada a Batalha de Monte Caseros, ocorrida no dia 3 de fevereiro de 1852, na localidade argentina de Moron, próxima à Buenos Aires.
Naquele dia o Exército Aliado, composto pelo Exército Imperial, tropas argentinas das Províncias de Entre Ríos e Corrientes, além de tropas uruguaias do Partido Colorado, combateram o inimigo, composto por forças argentinas do general Juan Manuel de Rosas. Na época, o 28º GAC era a 2ª Bateria do 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, integrante da 1ª Divisão do Exército Imperial Brasileiro, comandada pelo brigadeiro Manuel Marques de Sousa, o conde de Porto Alegre.