21 de abril: Dia do Metalúrgico

Falar do dia do Metalúrgico se difundi com a história do setor metalúrgico em Caravaggio, Nova Veneza, setor esse que teve início em 1891, mesma data a qual foi fundada a Colônia Nova Veneza.

O nome “Caravaggio” vem dos costumes religiosos dos imigrantes italianos que colonizaram o pequeno local. Naquele ano, montou-se um capitel que abrigava e que mais tarde passaria a ser uma modesta capela de madeira. Com a construção da capela, ligeiramente começou a crescer ao seu redor uma aglomeração de casas. Assim, estava nascendo o centro atual do distrito de Caravaggio.

Caravaggio, porém, era mais conhecido por “Morro da Miséria”, pois as condições econômicas eram pobres e o solo do local era bastante pedregoso e assim impróprio para a agricultura a qual os colonizadores estavam acostumados.

Neste contexto, as famílias imigrantes se organizaram para formar um pequeno núcleo industrial.

Em 1930, José Spillere e seu cunhado, Ernesto Zanardo, fundaram uma serraria movida a força hidráulica.

21 de abril: Dia do Metalúrgico
Um dos primeiros registros da atividade metalúrgica iniciada pelos irmãos Spillere no distrito de Caravaggio em Nova Veneza.

Com a 2ª Guerra Mundial e as dificuldades econômicas, surgiu à necessidade de material, insumos e instrumentos agrícolas, já que, devido à guerra, houve uma paralisação nas importações. Dovílio Spillere, filho de José Spillere, a fim de suprir a urgência e necessidade dos colonos em montar oficinas de ferraria, foi aprender a profissão de ferreiro.

Aprendido o ofício, Dovílio chamou os irmãos Jerônimo e João e fundaram a Irmãos Spillere, uma ferraria que fabricava ferramentas para a agricultura, ferraduras, lâminas para pica-pau e logo em seguida ferramentas para mineração de carvão. Essa firma seria o embrião da indústria metalúrgica de Caravaggio, que no ano de 1956, com a instalação de energia elétrica, teve fortalecidas e alçadas as metalúrgicas e demais empresas já instaladas na localidade. Diante dessa realidade houve a necessidade das indústrias metalúrgicas se organizarem e posteriormente fundarem o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Caravaggio (Simec).

Hoje fazem parte do SIMEC 26 empresas, gerando em média 2.000 empregos diretos.

São esses quase 2 mil colaboradores que queremos agradecer e homenagear no dia 21 de abril, vocês contribuem para o crescimento e desenvolvimento das empresas, e assim da nossa cidade.

Ney Milanez presidente do SIMEC