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Unesc utiliza veículo aéreo não tripulado para análises topográficas

Unesc utiliza veículo aéreo não tripulado para análises topográficas

Fotos tiradas pelo equipamento permitem aprofundar os trabalhos

Você já deve ter ouvido falar em drone – e ter visto um. Mas em VANT? O Veículo Aéreo Não Tripulado tem o princípio do drone e é utilizado há mais tempo por diversos setores da economia, como a agricultura. Entre suas possibilidades, estão o transporte de equipamentos como máquinas fotográficas. O resultado são imagens de alta precisão. No entanto, a tecnologia ainda é pouco utilizada no país. Mas no Sul de Santa Catarina, o VANT vem sendo testado pelo Ipat (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas) do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) para auxiliar em trabalhos de topografia.

O coordenador do Cegeo (Centro de Engenharia e Geoprocessamento) do Ipat, Vilson Paganini Bellettini, conta que a ideia de incluir as imagens captadas pelo VANT ao trabalho desenvolvido surgiu da observação que as imagens, com precisão de cinco centímetros que o dispositivo oferece, poderiam contribuir para uma análise ainda mais fiel das áreas. “Estamos analisando o quanto essa nova tecnologia pode colaborar com o trabalho topográfico tradicional”, comenta Bellettini.

O primeiro trabalho com o auxílio do VANT ocorreu este ano, no Bairro Mina do Toco, em Criciúma, no levantamento topográfico para uma regularização fundiária. O engenheiro agrimensor do Cegeo João Paulo Casagrande comenta que, no momento, as imagens captadas pelo VANT estão colaborando para a criação do SIG (Sistema de Informações Geográficas) do campus da Unesc, que traz dados sobre rede elétrica, de telecomunicações, de água e esgoto e fluvial. “Vamos vincular os dados gráficos obtidos a partir das imagens aéreas de alta precisão com o nosso banco de dados”, explica.

O uso do VANT no trabalho do Ipat é fruto de uma parceria com uma empresa de Criciúma, que possui o veículo aéreo. O aparelho capta várias fotos e as imagens são repassadas para um software, para que possam ser estudadas. Segundo Casagrande, a intenção é que alunos dos cursos de graduação da Universidade, em especial os de Engenharia de Agrimensura, também utilizem essa nova tecnologia durante as aulas.

Saiba mais

Tecnicamente os VANTs são o mesmo que drones: possuem hélices e são veículos não tripulados. A diferença está no uso. Ambos têm fins comerciais, de pesquisa científica e experimentos, mas apenas o VANT possui uma carga útil embarcada, que não seja necessária para o equipamento voar, como por exemplo, uma câmera de filmagem ou ainda um produto, uma carta, etc.

O VANT utilizado nos trabalhos do Ipat Unesc pesa 700 gramas, é equipado com GPS, movido por bateria e tem autonomia de vôo de 45 minutos. Antes de ganhar o céu, é feito um plano de vôo e do chão. Com o auxílio de um notebook, é possível controlar a altitude e velocidade.

Milena Nandi

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