No Brasil e também em nossa região existem várias espécies e milhares de plantações de eucaliptos, que são utilizadas para queima, construções, suporte, celulose, chás, floração para as abelhas e outros.
Você já viu ou ouviu falar sobre o famoso eucalipto arco-íris? O eucalipto arco-íris é uma árvore de grande porte, que se destaca pelo colorido espetacular do seu tronco. No seu habitat pode atingir 75m de altura, mas em cultivo geralmente não ultrapassa os 30m.
O segredo por trás do colorido especial desta árvore está na forma como ela vai se descascando e revelando as partes coloridas: inicialmente a casca fina, lisa e marrom se desprende e uma cor verde clara e vibrante, que sucessivamente vai se tornando verde escura, azulada, púrpura, laranja e por fim vermelha.
Acontece que o processo ocorre a todo o momento, formando manchas coloridas em diferentes estágios. A impressão que se tem é de que a árvore foi misteriosamente pintada, tornando-se uma verdadeira obra de arte da natureza.
As folhas também são atrativas e as flores são numerosas, de cor branco-creme a amareladas, com longos estames, perfumadas e produzem néctar em abundância, atraindo abelhas. O florescimento ocorre diversas vezes ao ano, com mais profusão na primavera e outono.
No paisagismo, é uma opção para formar alamedas em largos caminhos de passagem. O nome Eucalyptus deriva do grego, que significa “boa cobertura” (alusão à capa que recobre os órgãos reprodutores da flor).
Em geral são árvores altas (embora haja espécies arbustivas) nativas da Oceania (principalmente Austrália), incluindo mais de 700 espécies. A empresária neoveneziana Lucintia Gava Stanger proprietária do viveiro “Tita Mudas de Eucalipto” produz mudas dessa belíssima variedade, e tem a disposição mudas com 20 centímetros e custam apenas 0,50 centavos. Interessados através do contato: 48-999078714. “Un bel albero!!!”
Sason par un bel monunento
Na última quinta feira foi assentada um monobloco de granito branco pesando 24 toneladas. A pedra veio do município de Linhares do estado do Espírito Santo e será a base do memorial da ponte/passarela Ayrton Brandão sobre o Rio Mãe Luzia ligando as Localidades Vila Florença (Nova Veneza) com Mãe Luzia (Criciúma).
No acesso neoveneziano está sendo pavimentado e urbanizado. A gigantesca pedra retangular assentada na vertical na posição do sol nascente para o poente, ou seja, de Leste para o Oeste. O sol poente faz a sombra ser testemunho da exatidão de todas as faces alinhadas aos pontos cardiais. “Bel sason!!!”
Seran si signor
Bravi anbientalisti
O belíssimo trabalho do Instituto Felinos do Aguai que tem sua base no costão da Serra Geral, participou do projeto “Pesquisando para Educar” e foi selecionado para o prêmio Latino América Verde 2020 (Latin American Green Awards), que é sediado em Guayaquil no Equador.
Para o prêmio este ano teve 2.540 inscritos, selecionou o Ranking dos tops 500, no qual o Instituto Felinos do Aguaí obteve a posição 117º na categoria geral e nona na categoria fauna.
Para a bióloga Micheli Ribeiro Luiz responsável pelo Instituto Felinos do Aguaí: receber este reconhecimento neste momento de Pandemia é profundamente importante, pois entendemos que a situação global é um reflexo das intervenções do homem no meio ambiente e mais do que nunca, reforça a importância de mantermos o equilíbrio dos ecossistemas, que está diretamente interconectado com a saúde humana, saúde animal e saúde vegetal, o que garante a saúde ecológica.
No registro, o gato maracajá (Leoardus Wiedii) clicado pelo incansável fotógrafo ambientalista Junior Santos. “Conplimenti par la conquista e par el belo laoro!!!”
Una bela visentina
A simpaticíssima neoveneziana Tatchiana Bortolotto descendente de Vênetos da província de Vicenza está trocando de idade hoje. Sem festa devido o isolamento social, desejamos a bela aniversariante felicidade hoje, amanhã e sempre. “Una bela tozatona disea el poro Nono!!!”