
Em um cenário de rápidas transformações no setor alimentício, impulsionado por avanços tecnológicos e novas demandas de consumo, as indústrias que incorporam inovação aos seus processos produtivos e produtos têm se destacado no mercado. Como no caso da De Nez Alimentos, de Nova Veneza (SC), que vem ganhando protagonismo ao investir na chamada tecnologia de alimentos — um campo que une ciência, nutrição e engenharia para oferecer produtos mais saudáveis, funcionais e seguros aos consumidores.
A movimentação acompanha uma tendência que está redefinindo hábitos alimentares em todo o Brasil e até mesmo mundo afora, marcando uma nova era para o setor alimentício. Fundada em 1993 em Nova Veneza (SC), nas últimas três décadas, a De Nez Alimentos se consolidou no mercado por meio da marca Chelli, que oferece aos consumidores uma gama variada de temperos, especiarias e condimentos.
Ciente da necessidade de crescimento e expansão, a indústria iniciou seu ciclo de modernização logo após o início da pandemia de Covid-19. Desde então, a companhia já investiu mais de R$ 6 milhões em infraestrutura e tecnologia, com foco na automação de processos industriais e no desenvolvimento de produtos com atributos funcionais. Foram adquiridas duas linhas de produção automatizadas, alinhadas aos conceitos da Indústria 4.0, e promovidas melhorias em segurança alimentar e eficiência operacional.
Para o CEO da De Nez Alimentos, Jeyson De Nez, os últimos anos têm revelado uma necessidade urgente de adaptação e modernização por parte de todas as empresas, inclusive das indústrias alimentícias. “No século 21, o verdadeiro desafio é não apenas fazer a coisa certa, mas inovar continuamente. A pandemia acelerou essa percepção, evidenciando que a tecnologia seria essencial para garantir competitividade e resiliência no setor”, afirma.
Foco em produtos naturais
A modernização da empresa alcança diferentes esferas: da produção automatizada à formulação de itens mais naturais, com foco em saudabilidade. Além de ampliar sua presença no mercado, a De Nez também aposta na personalização no relacionamento com clientes e em práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva.
Neste cenário, os investimentos também impulsionaram a criação de novos produtos com apelo nutricional, voltados a consumidores que priorizam saúde e bem-estar. Seguindo esse reposicionamento, a empresa lançou recentemente a Nutflav, uma marca focada em oferecer ao mercado, alimentos proteicos com alto teor nutritivo, como suplementos alimentares.
“A tecnologia de alimentos tem papel central na estratégia da De Nez.
Ao desenvolver produtos nutracêuticos, buscamos oferecer soluções que contribuam para a saúde de forma prática, segura e acessível. Mais do que acompanhar tendências, nosso objetivo é antecipar demandas, integrando ciência, inovação e qualidade para criar alimentos que façam sentido na rotina do consumidor moderno, cada vez mais atento ao que consome e aos impactos disso em sua saúde e bem-estar. Esse é o caminho que escolhemos para evoluir com consistência, sem abrir mão das nossas raízes e do compromisso com a excelência”, destaca o CEO.
No futuro, referência em alimentação saudável
Para os próximos anos, a De Nez Alimentos projeta uma trajetória pautada por inovação contínua, diversificação de portfólio e expansão estratégica. A empresa pretende ampliar sua presença em mercados que valorizam saúde, bem-estar e sustentabilidade, consolidando um posicionamento que combina tecnologia de ponta com responsabilidade nutricional.
Esse avanço será sustentado por investimentos em pesquisa e desenvolvimento, novos produtos funcionais e práticas produtivas cada vez mais alinhadas aos princípios da segurança alimentar e da responsabilidade socioambiental. “Queremos ser lembrados como uma empresa que alia tradição e tecnologia para transformar positivamente a forma como os brasileiros se alimentam”, destaca o CEO Jeyson De Nez.
Sobre a De Nez Alimentos
Fundada em 1993 e com sede em Nova Veneza (SC), a De Nez Alimentos se destaca pela qualidade e inovação na produção de temperos, condimentos e especiarias. Por três décadas, a empresa conquistou o mercado com a marca Chelli e, com o objetivo de continuar a expandir o seu portfólio, lançou em 2024 a marca Nutflav, voltada para suplementos alimentares.
Unindo três princípios básicos – autoridade sobre o produto, qualidade e segurança alimentar e capacidade produtiva – a empresa atua, sempre, com o compromisso de levar sabor de alto nível para os lares brasileiros.



