Tanino presente no vinho pode inibir infecção por Covid-19

08/02/2021 12:03

Desenvolvido por pesquisadores da China Medical University, de Taiwan, um estudo publicado pela American Journal of Cancer Research aponta que o ácido tânico, abundante no vinho, pode ajudar a reduzir a infecção por Covid-19.

Conforme a CNN Brasil, a pesquisa verificou a capacidade de seis compostos naturais de inibir a atividade enzimática do vírus Sars-CoV-2, causador do novo coronavírus, e identificou que o tanino pode diminuir em até 90% essa atividade, controlando, assim, sua carga viral.

Simone Zampol, voluntário da cooperativa Albero di Mango em Costa de San Nicolò di Comelico na província de Belluno na Itália, prepara taças com um dos excelentes vinhos da região. © Willians Biehl / APV / 2020

Em abril de 2020, uma nota divulgada pela Federação Espanhola de Enologia provocou polêmica. No texto, a entidade afirmava que “o consumo moderado de vinho, responsável, pode contribuir para uma melhor higiene da cavidade bucal e da faringe, esta última uma zona que abriga os vírus”.

No entanto, ainda não é possível dizer que tomar vinho ajuda a combater a doença, pois o estudo não é conclusivo. Verificado que o ácido tânico pode ter efeito sobre o vírus, o próximo passo é descobrir se alimentos com muito tanino, como a uva, o caqui e a romã, de fato podem ser usados no combate à Covid-19. No vinho tinto, os taninos são os principais componentes que afetam a riqueza da textura da bebida.

Com informações da CNN Brasil