Ícone do site Portal Veneza

Startup catarinense conquista prêmio do Fórum Econômico Mundial

Projeto de educação política nas escolas da plataforma online Politize! está entre os cinco anunciados de forma oficial nesta quarta-feira, 18, em Davos-SUI

A startup catarinense Politize! está entre os ganhadores do Shaping a Better Future 2016 (em uma tradução literal, Moldar um futuro melhor), um prêmio criado pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com a Coca-Cola para reconhecer iniciativas de cunho social. Entre os cinco escolhidos, o “grande vencedor” será revelado ao público em um anúncio oficial durante reunião do órgão, em Davos-SUI, nesta quarta-feira (18). É a segunda vez que a plataforma de educação política conquista o reconhecimento.

A proposta “Politize! nas Escolas” e outros quatro projetos de diferentes lugares do mundo vão receber o aporte de US$ 10 mil (em torno de R$ 33 mil) para ser concebida e entrar em execução. A idealização conta com o apoio do hub (rede) de Joinville da Global Shapers, uma comunidade formada por jovens de 20 a 30 anos vinculada ao Fórum Econômico Mundial que em dezenas de cidades do mundo promove ações de impacto social. “A proposta contempla a ideia de criar e levar jogos educativos sobre política para as escolas, em metodologias de fácil aplicabilidade, para que possam ser distribuídos gratuitamente pela internet para o Brasil inteiro”, explica o gestor do Politize!, Diego Calegari.

Pelos próximos 12 meses o Politize! nas Escolas será desenvolvido, com o apoio do recurso da premiação. Trata-se de uma expansão de um sonho catalisado pelo próprio Shaping a Better Future, destaca Calegari. “Quando conquistamos esse prêmio pela primeira vez, em 2014, pudemos colocar na prática a nossa ideia de levar educação política com isenção e linguagem simples através da nossa ferramenta online. Agora vamos criar esses materiais especiais para as escolas, experimentar, verificar a reação dos professores e a partir desse acompanhamento chegar ao modelo de educação política fácil, divertido para distribuição em escala”, relata.

Processo de escolha e critérios de avaliação

Para chegar ao top 5 do Shaping a Better Future,  os projetos passaram por três votações, concorrendo com outras 80 iniciativas: a primeira com toda a comunidade Global Shapers mundial, a segunda por representantes de todos os hubs em uma evento para com cerca de 300 shapers e a etapa final com uma banca especializada, explica a curadora do hub Joinville, Amanda Meyer da Luz.

Os critérios avaliados são a gravidade do problema, número de vidas positivamente impactadas, eficiência da solução, escalabilidade e potencial de replicação. O Politize! nas Escolas possui uma meta de atingir cerca de 15 mil estudantes brasileiros de 11 a 17 anos no prazo de três anos. “Já existe um protótipo na escola Machado de Assis, em Joinville, que pretendemos ampliar. Vamos a princípio trabalhar os temas Os Três Poderes, Controle Social (portais de transparência e ferramentas de acompanhamento dos entes governamentais) e Participação Social”, conta Calegari.

Expansão da comunidade Global Shapers

Um dos mais recentes entre os dez núcleos ativos da comunidade Global Shapers no Brasil, o hub de Joinville tem no premiado projeto uma motivação para angariar novos membros. “Somos em mais de 6 mil shapers, distribuídos em 446 hubs de 168 países e territórios ao redor do mundo. É muito significativo contarmos com um projeto de tamanha relevância e com potencial de divulgar a nossa marca o nome da cidade em todo o mundo através desta organização”, enfatiza Amanda.

Politize!

Há pouco mais de um ano no ar, o portal www.politize.org desenvolve conteúdo multimídia sobre política, pautado por assuntos atemporais ou factuais, abordado de maneira independente e imparcial (sem vinculação político-partidária). O somatório de artigos, e-books, podcasts, quizzes, infográficos e webinars ultrapassa os 400 materiais, produzidos por uma equipe de oito pessoas e 47 voluntários. Em média de 400 mil visitantes por mês acessam o site.

A manutenção da plataforma ocorre por um crowdfunding (financiamento coletivo online) contínuo e doações de organizações sociais do Brasil e do exterior.

No período foram mais de 400 conteúdos produzidos em formato de artigos, e-Books, podcasts, quizzes, infográficos e webinars

Projetos premiados Shaping a Better Future

Politize! nas Escolas – hub Joinville (Brasil)

Shaping Education (Desenvolvendo Educação) – hub Ahmedabad (Índia)

Bakongo Paz – hub Bogotá (Colômbia)

Water Purification Project (Projeto Purificação de Água) – hub Ho (Gana)

Education for Sustainable Development (Educação para Desenvolvimento Sustentável) – hub Uyo (Nigéria)

Site oficial do prêmio aqui

João Pedro Alves

Sair da versão mobile