Serviço Aeropolicial será inaugurado a menos de quatro quilômetros de Nova Veneza

22/11/2016 15:06

Após a inauguração, o serviço já estará de prontidão para atender o Sul do Estado.

A próxima edição do Dia de Ação de Governo terá como tema Segurança Pública na Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma. A ação promovida pela Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos reuniu, neste encontro, o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba e a secretária de Estado de Justiça e Cidadania, Ada de Luca. O evento acontece nesta quinta-feira, 24, e encerra com a inauguração do Serviço Aeropolicial, às 16h.

A agenda dos secretários inicia com uma visita às obras do presídio Santa Augusta e segue para as obras de ampliação da Penitenciária Sul e Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE). Na sequencia, a comitiva visita o comando da 6ª Região da Polícia Militar e 9º Batalhão da Polícia Militar e seguem para a companhia da PM implantada no Bairro Boa Vista, onde abriga a Rocam e PPT. À tarde, a agenda contempla uma visita ao Batalhão do Corpo de Bombeiros, núcleo de Perícia de Criciúma (IGP) e visita à Delegacia Regional de Polícia Civil.

SAER será inaugurado às 16h

O Dia de Ação de Governo encerra com a inauguração da base do Serviço Aeropolicial da Polícia Civil (SAER), que atenderá toda a região Sul até a divisa com o Rio Grande do Sul. O evento está marcado para as 16h, na Rodovia SC 447, KM 52, no bairro Vila Macarini, em Criciúma. O helicóptero e a equipe de catorze policiais ficarão sediados no município, onde estão previstos atendimentos policiais em acidentes de trânsito e na área de saúde para transplantes de órgãos. O local está localizado a apenas 3,8 quilômetros de Nova Veneza.

A cerimônia terá a presença do Governador do Estado, João Raimundo Colombo, do Vice-Governador, Eduardo Pinho Moreira, do Secretário de Estado de Segurança Pública, César Augusto Grubba, do Delegado Geral da Polícia Civil, Artur Nitz, e do Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma, João Rosa Filho Fabris. O Delegado de Polícia e Piloto responsável pela base será Gilberto Crepaldi Mondini, que possui passagens pela Delegacia de Itapoá e pelo SAER de Chapecó.

Não é de hoje que a necessidade de um SAER no município se demonstra imprescindível para o auxílio durante abordagens e transportes de vitimas. Dentro da ótica Segurança em Primeiro Lugar, que a PCSC assume junto com a equipe de Mondini, o SAER de Criciúma anseia o mesmo sucesso do Serviço Aeropolicial de Chapecó, que hoje representa um dos pilares da região Oeste, quando se fala em serviço de atendimento, resgate e auxílio.

Empresas apoiaram a instalação do serviço

De acordo como secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma, João Rosa Filho Fabris, para a vinda do SAER, foi necessário o aporte de R$ 230 mil para a reforma do espaço que abrigará o helicóptero, 14 colaboradores, funções administrativas e alojamento para as duas equipes de pilotos e policiais que funcionará 24 horas.

Os recursos foram captados com ajuda da iniciativa privada que fez a doação de toda a construção do heliporto, portão, materiais de iluminação, entre outros. “A reforma teve um custo relativamente alto e para isso seria necessário uma licitação o que dificultaria e atrasaria ainda mais a vinda do SAER para a nossa região. Sabemos da urgência da instalação deste serviço então buscamos a parceria com algumas empresas que prontamente se dispuseram a nos ajudar”, explica Fabris.

Paula Darós Darolt com edição de Willians Biehl