Para que eles se concretizem é necessário investir tempo em um bom planejamento pessoal, assim saberá o que precisa para atingir suas metas
Quer ser rico? Quer trocar de carro? Quer emagrecer? Ou qualquer outra coisa? Todos desejam algo, isso é inerente ao ser humano. Algumas conquistas desejadas são a curto e outras em longo prazo. No fim do ano, esses planos são relembrados e as pessoas começam a pensar em fazer um planejamento. De acordo com a Master Coach Juci Nones, a maioria faz mil planos, mas fica tudo só na intenção, não coloca no papel e nem traça estratégias para chegar à realização. “O planejamento pessoal é uma técnica que ajuda a definir as ferramentas necessárias para se alcançar os objetivos, independente do prazo”, garante Juci.
De acordo com Juci, muitas pessoas também não colocam seus planos no papel com medo de se frustrar. Com esse medo, inconscientemente, elas começam a procrastinar e quando percebem o ano está acabando e não alcançaram suas metas.
Como posso fazer meu planejamento pessoal?
A Master Coach diz que não é difícil fazer um planejamento, é só seguir algumas regrinhas. Além disso, uma das formas de obter mais resultados é dividindo com alguém de confiança os seus planos. “Segundo uma pesquisa, normalmente cumprimos 10% do que ouvimos e se nos propormos, cerca de 25%. No entanto, quando compartilhamos nossos sonhos com alguém, esse percentual sobe para 65%. Mas, não é para compartilhar com todo mundo, somente com alguém de confiança e que te ajudará”, declara.
De acordo com Juci, tem alguns mitos que devem ser quebrados para se obter o sucesso. Um deles e bem conhecido é que muita gente diz: “precisamos viver o agora, para que planejar, se não sei se estarei vivo?”. Esse é um dos grandes erros cometidos por quem não faz um planejamento de vida, porque certamente o que temos é o presente e ele deve ser vivido intensamente, no entanto, também não sabemos, podemos viver mais 30 anos e como eles serão se não forem planejados, não é? “Sempre falo que devemos saber planejar 10 anos futuros, ao menos o básico e imediatamente voltar para o agora e viver cada momento para fazer com que o que planejamos realmente aconteça”.
Este planejamento deve ser desfragmentado em todos os setores – Qualidade de vida, Pessoal, Profissional e Relacionamento. “Em todas elas temos que ter objetivos e traçar uma forma de alcançá-los. Não adianta se dedicar a apenas uma área da sua vida. É necessário o equilíbrio”, explica.
Começando um planejamento de sucesso
Trace seus objetivos e estabeleça prazo para eles se concretizarem. Avalie também o que é necessário para alcançá-los e se são compatíveis com o teu modo de vida. “Uma grande dica é ter um pequeno número de metas por vez, pois, dessa maneira, a pessoa se dedica melhor a cada uma delas e evita sobrecarga tentando realizar tudo ao mesmo tempo.”
É necessário também se organizar, criando planilhas, listas ou usando algum programa da internet. “O importante é ter registrado o planejamento para fazer consultas mensais e verificar o que já foi alcançado e o que precisar ser feito ou mudar a rota”, explica. Vale lembrar que para cada objetivo temos que ter um por que (porque verdadeiramente quero aquilo) e ações que serão tomadas para realizá-lo.
E o mais importante é manter-se motivado. De acordo com Juci, é comum no meio do caminho às pessoas ficarem cansadas e esquecerem-se de lutar por seus objetivos. Por isso é importante fazer revisões periódicas do planejamento. “Mantê-lo vivo na sua mente. Quem se organiza e é focado, vive menos ansioso.”
Quebrando mitos:
1- Parar de falar que não faz planejamento porque não sabe se vai estar vivo amanhã. E se ficar vivo mais 30 anos e não tiver feito um planejamento da sua vida?
2- Minha vida dá certo sem planejar. Então, poderia estar melhor com um planejamento.
3- Não adianta planejar, sempre me frustro. Tem que agir para que as coisas aconteçam. Planejar e ficar esperando não vai trazer resultados.
4- Não consigo pensar em um planejamento para várias áreas da vida. É só desfragmentar a roda da vida (qualidade de vida, pessoal, profissional e relacionamento) e colocar objetivos pequenos em todas elas. Ficará muito mais fácil para realizá-los.