
O Portal Veneza apurou com exclusividade que no dia do assalto ao caixa eletrônico do Banco Bradesco de Nova Veneza, que aconteceu na madrugada do último dia 3 de fevereiro, a única guarnição de serviço na cidade no momento e que passou 20 minutos antes em frente à agência, estava equipada somente com uma pistola calibre .40 para cada policial e uma espingarda calibre 12, além de coletes classe II, que suportam tiros de no máximo calibre .38 ou até mesmo .357, mas não de armas como fuzil, que segundo características repassadas por testemunhas, foi provavelmente este tipo de armamento utilizado pelo grupo durante a ação.
Na fuga, os marginais que a polícia acredita estarem vigiando a viatura, procuraram uma rota de fuga oposta aos policiais, que no momento da ação estavam no Distrito de Caravaggio. Caso na fuga o bando encontrasse a viatura seria uma luta injusta, com grandes chances de ser fatal aos profissionais, pois não possuíam nenhuma arma de calibre maior que pudesse fazer frente ao armamento utilizado pelos bandidos.
O assalto ao Bradesco foi o segundo do mesmo tipo (uso de explosivos) em um intervalo de 32 dias, o outro assalto foi contra um caixa do HSBC no distrito de Caravaggio no último dia 2 de janeiro.
Segundo uma fonte técnica consultada pela reportagem, as guarnições da Polícia Militar de Nova Veneza poderiam estar equipadas com a carabina CT 40 da fabricante Taurus, que já equipa diversas viaturas na região. A arma trabalha em regime exclusivamente semiautomático, é leve e de fácil manejo, aliado à exigência de razoável precisão e alcance, além de possuir um recuo mínimo, bem parecido com uma arma de pressão. Além de uma submetralhadora SMT-40. Este equipamento traria muito mais confiança e segurança ao policias em resposta aos recentes assaltos em um eventual confronto.
Outro equipamento básico que a PM de Nova Veneza não possui, seriam as armas não letais como Taser ou munição química, a primeira é uma arma elétrica e serve para imobilização de um agressor com segurança, a outra para restabelecimento da ordem em locais com grande concentração de público, perfeito para garantir a segurança da população nos grandes eventos que são produzidos no município.