Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa é iniciado em Nova Veneza

06/03/2013 23:41

Na noite da última quarta-feira, 06, teve início em Nova Veneza o PNAIC, Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. O lançamento do programa em Nova Veneza foi realizado nas dependências do Teatro Municipal, e contou com a presença do Prefeito Evandro Gava, Presidente da Câmara de Vereadores, Betão Ranacoski, Secretária de Educação Carmen Malgaresi e a coordenadora do pacto no município, Ariane Zanoni, além dos mais de 30 professores que aderiram ao programa.

No pacto será realizada a formação dos professores da rede pública municipal que irão atuar com turmas de 1º, 2º e 3º anos. O PNAIC é um compromisso formal assumido pelo governo municipal que tem como principal objetivo alfabetizar os estudantes das escolas públicas até os 8 anos de idade, ao final do 3 ano do ensino fundamental. O curso será presencial e com duração de 2 anos, com carga horária de 120 horas por ano, e os professores participantes receberão uma ajuda de custo de R$ 200 mensais.

Para o Prefeito Evandro Gava o pacto vem de encontro com seu plano de governo. “O PNAIC vem de encontro ao que já queríamos para a educação de Nova Veneza, ou seja, sempre trabalhar pela reciclagem, aperfeiçoamento e valorização do nosso professor,” relatou o chefe do executivo.

Já o presidente do legislativo Betão Ranacoski se mostrou muito feliz pela grande aceitação que o pacto teve entre os educadores do município.

“Fiquei muito orgulhoso e feliz, ao saber que foi grande a adesão dos nossos professores ao pacto, um grande exemplo de cidadania, pois ficamos sabendo de professores que não precisariam fazer o curso, mas que aqui estão para aprender mais,” relatou Betão.

Willians Biehl