Outubro Rosa

Médica orienta sobre a prevenção ao câncer de mama em Seminário para Mulheres Trabalhadoras

Recomece, viver vale a pena, este é o tema do 2º Seminário para Mulheres destacando a prevenção ao câncer de mama promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e região (Sintiacr). O evento   acontece neste sábado 17 de outubro, às 15h, na sede da entidade em Forquilhinha aberto para todas as mulheres da região.

Conforme o presidente do Sintiacr, Célio Elias, o seminário visa reunir as mulheres trabalhadoras da alimentação e, as demais interessadas para debater temas de importância ao feminino. “Em especial neste segundo encontro, destacando a importância dos cuidados da saúde feminina com repasse de informações e ações preventivas marcando o outubro rosa”, pontua Célio.

Na programação, além da palestra com a médica ginecologista e obstetra, Andressa Buscarro, um delicioso café colonial será servido as participantes entre outras atrações. Conforme dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais letal entre as mulheres e que afeta, por ano, mais de 57 mil brasileiras.

Alimentos que curam

A nutricionista e professora dos cursos de nutrição, enfermagem e educação física da Unesc, Fabiane Fabris, orienta sobre a ingestão de alguns alimentos que podem contribuir no combate à doença. Em primeiro lugar, deve-se comer menos gorduras, principalmente a animal. O ideal é diminuir gradativamente o açúcar e o sal.

Em segundo lugar, é necessário comer ao menos cinco porções por dia de verduras, legumes e frutas. A terceira orientação é ingerir grãos (pães e cereais) e feijão. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm nutrientes (vitaminas, fibras e outros compostos) que auxiliam as defesas naturais do corpo a destruir os carcinógenos antes que eles causem sérios danos às células. “Esses tipos de alimentos também podem bloquear ou reverter os estágios iniciais do processo de carcinogênese e, portanto, devem ser consumidos com frequência. Vale lembrar que tudo em excesso faz mal, “, avalia Fabiane.

Maristela Benedet

Outubro Rosa