O “Veneno” que faz bem: há oito anos, Hilton Baldessar abastece a merenda escolar com alimentos frescos e saudáveis

Por trás das hortaliças que chegam diariamente às cozinhas das 12 escolas da rede municipal de Nova Veneza, há uma história de dedicação, suor e um apelido curioso. Hilton Baldessar é mais conhecido na cidade como “Veneno”. Mas se engana quem pensa que esse nome tem algo a ver com seu trabalho atual. Pelo contrário: tudo o que ele planta é sinônimo de saúde, sabor e qualidade.

O apelido nasceu nos tempos em que ele trabalhava na mina. Hoje, o Veneno cuida de uma horta que abastece não só as escolas municipais, atendendo quase 1.800 alunos com alimentos frescos, cultivados de forma natural, sem uso de agrotóxicos, como também a Casa da Minestra, durante o ano todo.

A horta, que fica aos fundos da Câmara de Vereadores, é um retrato do capricho e do cuidado. São cultivados diversos tipos de verduras e legumes, conforme a sazonalidade. Variedades de alfaces — lisa, crespa, roxa e americana —, couve folha, temperos verdes como salsa e cebolinha, repolho, brócolis, couve-flor, chuchu, beterraba, cenoura, alho-poró e radite são alguns dos alimentos produzidos no horto, todos de forma natural e livre de agrotóxicos, utilizando apenas adubo, ureia e cinzas para fortalecer a terra e garantir uma produção saudável.

“Tudo que sai daqui vai direto pra merenda das crianças. É comida boa, saudável”, conta Hilton. O trabalho é diário e começa cedo. Sozinho, ele prepara a terra, faz o plantio, a irrigação, controla as pragas de forma natural e colhe cada pé de verdura que alimenta a rede municipal. “São 12 escolas usando esses alimentos. A gente planta com carinho, e as crianças recebem uma alimentação fresquinha direto da horta pro prato”, afirma.

De acordo com a nutricionista responsável pela alimentação escolar do município, Natália Furlan, a horta cumpre um papel fundamental dentro e fora do prato. “Esses itens são destinados para a alimentação escolar, proporcionando aos alunos da rede municipal de ensino refeições saudáveis e balanceadas, além de contribuir para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis com o meio ambiente”, destaca.

Para o presidente da Câmara Municipal, Elton Nuernberg, a horta é motivo de orgulho. E ele acompanha de perto esse trabalho. “Do meu gabinete eu tenho uma vista privilegiada da horta, e fico encantado em ver um trabalho assim, tão bem feito, com tanto capricho e dedicação. Eu que sou do meio da agricultura, sei o quanto isso exige. Dá gosto de ver o cuidado de cada detalhe. Isso é o que a gente preza: servidores comprometidos, que fazem a diferença para a comunidade”, destaca.