Nova Veneza terá passarela sobre o Rio Mãe Luzia, além da construção da passarela para pedestres

11/10/2016 09:06

ANEDOTÁRIO POLÍTICO

FESTEIRO – Um analista político ao avaliar um político local disse: “ele é atuante nas festas por isso que sempre se elege…”

COFRE – Entra e sai eleições e a história se repete. Um diz que o outro abriu o cofre. Na verdade, ambos investem pesado nas eleições.

PASSARADA – Um novato que entrou nestas eleições e já emplacou, disse que sempre gostou de política  mas antes destas eleições, se deparava mais com garças e quero-queros do que gente pois trabalha na rizicultura.

* Histórias baseadas em fatos reais da política de Nova Veneza

DA HORA

_Com esta crise há quem reclame dos preços de alguns estabelecimentos gastronômicos locais.

_O nosso amigo Professor Everaldo, do Colégio São Bento, que não perde esta coluna, agora está investindo numa empresa de adubo orgânico em Criciúma. Ele que é casado com uma neoveneziana, nas horas vagas se dedica a plantar verduras na propriedade da família, aqui na cidade.

_No interior de uma localidade dos arredores da cidade está sendo construído um empreendimento que vai mudar a realidade do lugar. O proprietário é um jovem neoveneziano que tem uma empresa em Araranguá. No local serão construídos apartamentos para hospedar equipes de professores de uma franquia de cursos técnicos.

NA POLÍTICA

_Nova Veneza terá passarela sobre o Rio Mãe Luzia, além da construção da passarela para pedestres. Além disso será realizada uma ampliação da Praça Humberto Bortoluzzi com estreitamento e pavimentação da via pública para estacionamento. A praça, ponto favorito de muitos moradores e casa de um importante ponto turístico de Nova Veneza, a gondola, será revitalizada. Conforme o setor de Planejamento da prefeitura, será construída uma passarela metálica sobre o rio Mãe Luzia, para pedestres e ciclistas, e a Rua Nicolau Pederneiras receberá estacionamento diagonal e pavimentação em paver. O investimento na obra será de R$ quase 400 mil, valor conquistado através do deputado federal Jorge Boeira (PP).

_Valtenir de Mattia (PSB) não esconde a frustração com a sua votação nestas eleições, de apenas 388 votos. No Bairro Bortolotto onde mora e sempre trabalhou pela comunidade obteve pouco mais de 50 votos. A falta de apoio dentro do seu próprio partido também lhe deixou descontente.

_Pergunta que já é feita nos bastidores políticos. Os vereadores peemedebistas Dado Ghislandi e Claiton Zanzi, serão oposição no terceiro mandato de Rogério Frigo?

_Frigo é o primeiro prefeito a se eleger para o terceiro mandato. Alfredo Bortoluzzi,  Antônio Osvaldo Búrigo e Genésio Spillere foram duas vezes prefeito.

_É impressionante como esta questão de poder repercute no emocional das pessoas. Por isso a política é tão fascinante.

_Independente da atuação de maus políticos, a política é encantadora, por isso é uma arte, não é ciência.

_Já que há tantas histórias do nosso folclore político, poderia ser feito na internet uma eleição  para escolher as pessoas mais “partidárias”  dos partidos locais. Seria uma briga bonita hein…

_Cheguei a conclusão que os moradores daqui que vieram da serra, gostam tanto ou até mais de política do que os nativos. Eles adoram os bastidores da política, alguns deles encaram uma candidatura. É sempre saudável participar da política.

_O nosso amigo Sargento Valcir foi eleito vereador em Siderópolis pelo PP. Parabéns.

_Nereu Tinelli, colega dos tempos de Colégio Abílio, foi candidato a vereador em Criciúma,  teve boa votação mas ficou suplente com 1.322 votos.

_O resultado de cada urna é analisado pelos partidos e candidatos. A cada eleição mudam os números mas em determinadas urnas mantém uma certa média de votos para cada partido.Há os votos fiéis e outros “voláteis”, que podem migrar dependendo dos candidatos ou outras “motivações”.

_O prefeito eleito Rogério Frigo agradece ao partido,  todos os votos que nos deram a vitória, partidos da coligação, jovens, mulheres, coordenadores, e todos que nos apoiaram de uma forma ou de outra. Ontem à noite o grupo se reuniu para definir a data da festa da vitória que poderá ser neste domingo ou no próximo. Nos próximos dias Frigo e a esposa Neni vão viajar para descansar. Logo depois o grupo vai começar a pensar em nomes para montar a equipe que vai administrar a prefeitura.

_Quem tem experiência em eleições diz que após uma votação, se for eleito,  tudo bem mas se rodar, dá uma revolta e você passa a duvidar de todos. Faz sentido.

_O vereador eleito Arlindo da Silva (PSDB) será o único de Caravaggio no próximo mandato. O prefeito eleito Rogério Frigo esteve na sessão da Câmara de Vereadores na última terça-feira, e foi convidado a usar a tribuna. Aproveitou para agradecer aos eleitores e sua equipe.

_Os vereadores eleitos foram: Aroldo Frigo Júnior (PSDB)-1035 votos, Dalto Bortolotto (PSDB)-875, Edgar Preiss (PP)-849, César Pasetto (PSDB)-737, Claiton Zanzi (PMDB)-592, Arlindo da Silva (PSDB)-578, Vire Amboni (PP)-534, Dado Ghislandi (PMDB)-483 e Eloir Biro-Biro  Minatto (PSD)-483.

_É sempre grande a ansiedade no dia das eleições não só para os candidatos  mas também para os eleitores. Depois das 17 horas quando acaba a votação, o resultado sai logo para prefeito  mas  para vereador vira um drama.  Até saber o resultado final, por várias vezes ele está eleito  mas  no decorrer da apuração pode ficar de fora.

_Quem deu aquela debochada do adversário perdedor nas eleições passadas, agora tem que aguentar na mesma moeda.

_Será que tinha muita gente torcendo para um vereador não se reeleger para não ter que dividir a presidência da Câmara de Vereadores?

_A Câmara de Vereadores vai renovar somente com quatro nomes. Os peemedebistas Dado Ghislandi e Claiton Zanzi, e os tucanos Arlindo da Silva e César Pasetto. Destes nomes, Dado e Arlindo são suplentes das eleições passadas e assumiram a Câmara várias vezes. César está voltando à Câmara. O único “novato” mesmo é  Claiton.

_As reeleições foram dos vereadores: Dalto Bortolotto, Aroldinho Frigo, Edgar Preiss, Vire Amboni e Eloir Biro-Biro Minatto.

_O PP terá que repensar a maneira como está fazendo política e se reorganizar para os próximos pleitos.

_Será que o PMDB vai um dia disputar uma eleição com o partido totalmente unido ou não?

_Os políticos da nova geração devem se preparar, principalmente os da sede do município e Caravaggio. Destes redutos eleitorais geralmente são os candidatos da majoritária.

_O efeito dos pós-eleição na cidade é carros sem adesivo de quem perdeu e carros com adesivos de quem ganhou. Alguns mais  partidários, vão deixar o adesivo por mais tempo.

_O grupo de peemedebistas que apoiou Frigo e Zé Spillere terão representantes na prefeitura.

_Marco Spillere e seu grupo apoiaram a eleição de Arlindo da Silva. Já a sua irmã Albertina Spillere apoiada pelo PP não se elegeu.

_Pela primeira vez o PP não elegeu vereador em Caravaggio. Em Nova Veneza (sede) nas eleições passadas já não elegeu.

_A volta de alguns nomes que trabalharam com Rogério Frigo e deram certo nos dois mandatos anteriores poderão voltar. Nomes de ex-progressistas estão sendo cotados.

_Esta “reaglutinação” pós-eleição do PSDB e PSD será um desafio do prefeito Rogério Frigo e do vice Zé Spillere.

_Para se credenciar a uma chapa majoritária, além de uma expressiva votação, o político tem que construir um apoio com mais partidos porque  sozinho ninguém ganha as eleições por aqui. Se não aglutinar poderá se isolar.

_Um problema de saúde na família quase tirou da campanha um candidato a vereador  mas ele continuou e se elegeu.

O prefeito Evandro Gava apesar da tristeza da derrota nas eleições, disse que está tranquilo e ciente de tudo o que culminou com este resultado. Gava pretende  até o final do mandato inaugurar mais oito obras. “Estou com a consciência tranquila porque procurei fazer o melhor mas muitas coisas como a crise econômica atrapalharam o andamento do que estava programado,” comenta. Ele também agradece a todos que o apoiaram e continuaram confiando no seu trabalho.
Rogério Frigo e Zé Spillere venceram as eleições  com 5403 votos (51,84%) e terá maioria na Câmara de Vereadores. Evandro Gava e Betão obtiveram 4.631 (44,43%), e Valtenir de Mattia e Thiago Ronconi receberam 388 votos (3,72%)
Em Siderópolis a divisão dos votos dos dois candidatos de opsição, Douglas Guinga Warmlig e Aretusa Larroyd, favoreceu à reeleição do prefeito Hélio Cesa Alemão que terá mais um mandato para realizar seu plano de trabalho.
O casal Ocimar Olivo, esposa Cici e a filha Cameli. Eles tem um sítio no interior de Nova Veneza. Eles são leitores fiéis deste espaço.