Em Nova Veneza, EPAGRI promove II Encontro de Cooperativas Familiares da Região Sul de Santa Catarina

25/03/2014 11:24

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), promove em Nova Veneza durante toda esta terça-feira, 25, o II Encontro de Cooperativas Familiares da Região Sul de Santa Catarina. O Evento acontece no teatro municipal, anexo ao Palazzo Delle Acque Aquilino Luiz Cirimbelli na sede do município, e tem por objetivo a atualização dos agricultores por meio de palestras que serão realizadas durante todo o dia.

O diretor de extensão rural da EPAGRI, Ditmar Alfonso Zimath, falou da importância da parceria na viabilização dos projetos da empresa. “Temos toda uma gama de programas e recursos desde a esfera federal e estadual, mas é na parceria com os municípios que tudo acontece. Pois assim podemos continuar avançando nas políticas públicas, ampliação e consolidação dos produtos da agricultura familiar,” disse Zimath.

O prefeito de Nova Veneza, Evandro Luiz Gava, agradeceu a parceria e reafirmou seu compromisso com os agricultores do município. “Estamos no caminho certo na consolidação da agricultura familiar, por isso não poupamos esforços para buscar sempre a melhor forma de prestar apoio ao nosso agricultor, não de qualquer forma, mas com planejamento, não fazer por fazer, mas fazer certo,” afirmou Gava.

Já o presidente do Legislativo neoveneziano, Betão Ranacoski, falou da importância dos programas de capacitação do agricultor. “Fico feliz hoje aqui em ver muitos rostos conhecidos, da época do programa 4S, ou melhor, dos Clubes 4S, que reuniam rapazes e moças do meio rural, onde se desenvolviam atividades que marcavam a transmissão de conhecimentos e hoje podemos colher os frutos daquele investimento,” lembrou Betão.

O Presidente da Câmara de Vereadores também falou da importância das cooperativas. “Precisamos deixar as cooperativas em um tamanho não muito grande, pois mantendo cada cooperativa em um tamanho entre 30 e 40 membros, o poder de decisão sempre ficará com os associados, se crescer muito as decisões começam a ser tomadas por um presidente, e a essência do cooperativismo é o caminhar junto,” finalizou Ranacoski.

Willians Biehl