Morre, aos 91 anos, Tili Alceu Scholze, fundador das Lojas Quero-Quero

Empresário gaúcho, que construiu um dos maiores impérios do varejo e materiais de construção, faleceu nesta segunda-feira (27).

Morreu nesta segunda-feira, 27, aos 91 anos, o empresário gaúcho Tili Alceu Scholze, fundador das Lojas Quero-Quero. Ele faleceu no início desta manhã, por volta das 7h, em sua residência, na cidade de Santo Cristo, no Noroeste do Rio Grande do Sul.

O velório será realizado na Igreja Matriz Ascenção do Senhor. A celebração de despedida, seguida de sepultamento, está marcada para esta terça-feira, 28, às 9 horas, no Cemitério Municipal Jardim da Saudade.

Trajetória

Nascido em 1934 na localidade Linha Timbaúva, hoje pertencente ao município de Cândido Godoi, Scholze é filho de Alberto e Irma. Começou a trabalhar ainda na adolescência, em um comércio de sua família em Santo Cristo. Atuou também como mascate nas regiões Celeiro e Missões, vendendo tecidos e confecções a pronta entrega.

Lojas Quero-Quero

A história da Quero-Quero, fundada por Tili Alceu Scholze, começou em 1967, na cidade de Santo Cristo, RS. Scholze, que já possuía um armazém, iniciou uma sociedade em uma nova agropecuária, devido à carência do setor na cidade. O empresário, então, vendeu seu antigo negócio para investir na empresa de comércio e representações, que se tornou a primeira loja do que viria a tornar-se o Grupo Quero-Quero, dando início a um império de varejo e materiais de construção. A empresa cresceu e se consolidou no mercado, hoje, atuando nacionalmente.

Com sua visão empreendedora, Scholze construiu um legado marcante e foi peça-chave na transformação de um comércio local em uma rede varejista com lojas em vários estados (RS, SC, PR, SP, MS), com forte presença em cidades de pequeno, médio e grande porte.

A trajetória do empresário, que com seu perfil de empreendedor rompeu fronteiras, ampliando suas origens rurais e locais para um modelo de negócios que se expandiu para o país, foi especialmente marcada pelo foco no cliente, na comunidade e no mercado regional. Entre os fatores apontados como diferenciais no sucesso do Grupo Quero-Quero, estão justamente a proximidade com clientes e a atuação em pequenas cidades, vistas como pontos referenciais para o crescimento do grupo.

O empresário também foi responsável pela fundação de diversas empresas em outros setores, incluindo a VIACERTA Financiadora.

Scholze deixa a esposa, Lúcia Leoni Stein, os filhos Rosane, Iara, Fernando e Neusa (in memoriam), seis netos e quatro bisnetos.