Há muito que se escrever sobre Miguel Napoli, o primeiro Diretor da Colônia de Nova Veneza, representando a empresa norte-americana “Angelo Fiorita & Cia” e, posteriormente, até setembro de 1899, a “Companhia Metropolitana”. Sabemos que era um empresário italiano, nascido em Palermo, capital da Sicília, em 13/4/1854 e radicado nos Estados Unidos. Filho de Luigia Pirandello e de Filipo Napoli, “completou estudos em ciências naturais, matemática, topografia, desenho para construções e ornamentos, além de ter obtido o certificado que o habilitava para exercer arquitetura e agrimensura.
Com vinte anos, foi nomeado subtenente da infantaria italiana pelo Rei Vittorio Emanuele II”. Nosso historiador Zulmar H. Bortolotto, dedica-lhe dois capítulos da importante publicação “História de Nova Veneza”, editada em 1992, e o considera “a figura principal da criação da Colônia Nova Veneza”. Foi amigo particular dos governadores Hercílio Luz e Lauro Müller. Ao implantar a Colônia de Nova Veneza, em 1891, fundou, simultaneamente, três municípios: Nova Veneza (sede da Colônia), Nova Beluno (hoje Siderópolis) e Treviso.
Em 28/01/1899, casou-se, em Nova Veneza, com Ottilia Sauer, de 24 anos. Tiveram seis filhos nascidos em Nova Veneza. “Além de colonizador , foi jornalista e escritor”. Faleceu, no Rio de Janeiro, em 05/9/1926, onde está sepultado. “Luigi Napoli, diretor geral do Crédito Agrário Siciliano, esteve em Nova Veneza em 1893, então visitando o irmão no Brasil”.
Luigi Pirandello, reconhecido dramaturgo, novelista e escritor, nasceu, igualmente, na Sicília, na localidade de Girgenti, hoje Agrigento, em 28/6/1867. Faleceu em Roma, no dia 10/12/1936. Era filho de Caterina Ricci-Gramitto e de Stefano Pirandello. Em 1934, lhe foi outorgado o Prêmio Nobel de Literatura, por sua “renovación audaz y brillante del drama y el escenario”. Seu pai, rico comerciante, era seguidor de Garibaldi.
Há que se desvendar, também, o grau de parentesco entre Luigi Pirandello e o nosso fundador, Miguel Napoli. Pelo conjunto de suas obras, são duas personalidades que merecem a admiração de todos nós.
Ademar Arcângelo Cirimbelli