Metro na semifinal da Copa Sul

17/05/2017 10:53

No último final de semana foram disputadas as partidas que apontaram os semifinalistas da Copa Sul dos Campeões 2017. Em Caravaggio, os Azuis precisavam reverter a vantagem de 1 X 0 conquistada  pelo Água Verde de Pescaria Brava no jogo de ida mas  esbarraram  no espírito de luta  da equipe  visitante, no bom goleiro Júlio “ Vassoura ”  Cezar e na marcação de uma penalidade máxima convertida por Edy  e contaram apenas com o belo gol de Maicon Ermo  para   ficarem  no 1 X 1 que resultou  na desclassificação do atual  campeão.

Já em São João do Sul o Metropolitano que havia goleado em casa por 8 X 1 a equipe do Passo Magnus local foi surpreendentemente derrotado por 1 X 0 e com esta combinação de resultados, aliado ao empate do Turvo, embora alcançando a classificação, abriu mão da vantagem de jogar o segundo jogo da semifinal em casa.

Como após a goleada do jogo da ida acreditava-se que o Metropolitano não teria a menor dificuldade em no mínimo empatar e garantir a primeira colocação a Diretoria Vermelha e o Departamento de Esportes de Nova Veneza, em comum acordo, deu inicio as obras de reforma do gramado do estádio Darci Marini duramente castigado por uma praga de lagartas.

O prazo mínimo para o trabalho é de 15 dias e a ideia era que a grama estivesse perfeita para o segundo jogo decisivo que seria em casa.  Como a pontuação alcançada pelo Turvo foi superior não restou ao Metro alternativo senão atuar em outra praça esportiva.

Consultado a respeito, o Caravaggio, gentilmente cedeu suas ótimas instalações e ficou definido que Metropolitano e Turvo será no Sábado, as 15 e 30 h no Estádio da Montanha ficando o jogo da volta para o Sábado seguinte em Turvo. Acredito que será um jogão e basta ver a qualidade dos elencos para imaginar um grande espetáculo; basta lembrarmos da coluna do nosso colega Júnior Bortolotto que ressalta a presença entre os turvenses dos meias Gutierrez e Bruno Frigo.

Tem fotógrafo no céu

Pois gente!  Assim, sem aviso prévio, sem nada o Aires Cardoso deixou este mundo nesta terça-feira.  Conhecido por todos e com uma predileção especial pelo Caravaggio, o Aires era daquelas figuras queridas e simpáticas, sempre dando um toque especial de alto astral a sua volta.

Conheci o Aires nos tempos do Colégio Marista como um ótimo atleta de futebol de salão da época; o baixinho esbanjava habilidade. Depois trabalhou muitos anos na Rádio Difusora e enveredou pelos caminhos do jornalismo e da fotografia. Eu costumava brincar com ele dizendo que ele vivia batendo fotografias, mas elas nunca saiam da máquina… Agora o céu ganhou um grande fotógrafo e mais uma “Boa Alma”!

Ressurge o Hospital São Marcos

Nova Veneza já pode contar novamente com o pronto socorro atuando 24 horas por dia junto ao Hospital São Marcos.   Fruto de um acordo entre a municipalidade e o Instituto Corpore do Paraná seguem as tratativas para também serem reabertas as internações hospitalares, as cirurgias, os partos, enfim… Todos os procedimentos inerentes ao estabelecimento de saúde.

Acredito que a contratação do Diretor Paulo Conti, com vasta experiência na área e que conhece todos os caminhos do intrincado mundo da medicina regional será de suma importância para a tentativa de viabilização do funcionamento normal da entidade.

É claro que como resultado da política do Ministério da Saúde para os hospitais menores, a infinidade de exigências solicitadas pela Vigilância Sanitária, ANVISA e Corem, por exemplo, e a baixíssima remuneração ofertada pelo SUS esta tarefa se apresenta como das mais árduas.  Fica aqui minha esperança e desejo que tudo se solucione e possamos ver o Hospital São Marcos novamente como uma referência para o bem estar da população neoveneziana e arredores.

Finais do futsal das famílias

Na última sexta feira o Ginásio de Esportes de Nova Veneza foi palco das semifinais do Futsal das Famílias 2017.  No primeiro jogo em um encontro alucinante, os Mondardos reverteram nos minutos finais a vantagem dos Goes que jogavam pelo empate e em poucos minutos chegaram a marcação de três tentos alcançando o placar final de 5 X 4 e se qualificando brilhantemente para a  final.

No segundo jogo, embora jogasse pelo empate, os Gavas após igualdade em 2 X 2 no primeiro tempo acabaram derrotados com justiça pelos Vitalli por 3 X 2 (calma gente, brincadeirinha… na verdade o resultado final foi 9 X 2, mas 3 X 2 fica mais elegante!).

As finais serão realizadas em Nova Veneza na noite de quinta feira e teremos às 19 horas, Gava X Goes na disputa do Terceiro lugar e após a grande final entre a Família Mondardo (que busca o bicampeonato) e a Família Vitalli (que busca um título inédito).  Não há favorito e a disputa promete ser sensacional!

Dica da semana

Fugindo da mesmice, a dica da semana é a música “Lorena” do compositor americano Jay Ungar.  Em meio a alguns instrumentos destaca-se um violino que parece “cortar a alma ‘ e recria muito bem o clima da antiga guerra civil nos Estados Unidos que é o tema para o álbum onde a canção está inserida. Vale a pena ouvir.