Merendeira voluntária transforma trabalho em prazer

16/09/2015 19:50

A merenda da creche Nona Angelina, de Nova Veneza, tem um sabor diferente nas mãos da voluntária, Marli Ghisleri. Com muito amor pelo ofício, desde março ela integra a equipe, ao lado da Daniela Viola, Maria Moreira e Irene Scarsi. Elas preparam parte das seis mil e quinhentas refeições diárias, entre almoço e lanches, para a rede municipal.

Após sua aposentadoria, Marli queria preencher o tempo vago com alguma atividade. O voluntariado como merendeira foi uma forma de se sentir útil novamente, contou. Ela procurou a prefeitura e recebeu a proposta de fazer parte da rede municipal de educação.

Todas as terças e quintas-feiras a voluntária se dedica a preparar a alimentação dos pequenos. “Gosto de estar em contato com as pessoas, estar junto das amigas que fiz e com as crianças. Isso preenche meu coração”, declarou. Muito prestigiada e querida por toda a equipe, Marli já é considerada essencial. “Não canso de agradecer o empenho dela e o carinho pelo trabalho. É um exemplo para todos nós”, afirmou a diretora Gesebel Milanez.

Cardápio aprovado pelos alunos

O cardápio de toda a rede é preparado pela nutricionista Natália Furlan. Ela leva em consideração a tabela nutricional e a preferência dos alunos. “Diversificamos ao máximo os alimentos servidos para criar bons hábitos”, falou. O prato favorito nas escolas é a minestra. “É um alimento de alto valor nutricional, que também é um prato típico da nossa cultura e feito com alimentos produzidos pelos agricultores do nosso município”, completou.

Os pratos variam entre arroz, macarrão, minestra ou polenta, acompanhados de uma fonte de proteína, como carne ou ovos e legumes. Os lanches são feitos com tortas frias, bolos, bolachas e pães acompanhados de suco de fruta, iogurte ou leite e uma fruta. Os hábitos saudáveis também se estendem para alimentos sem glúten e sem lactose para casos específicos onde é diagnosticado problemas com esses alimentos.

 Flávia Bortolotto