Macaco avistado em São Bento Alto pode estar com Febre Amarela

20/03/2023 22:53

Um macaco bugio, que parece estar doente foi visto pelas redondezas da comunidade de São Bento Alto. As autoridades locais alertam que o animal pode estar contaminado com a Febre Amarela e pedem a colaboração e cuidado da população para recolher e examinar o bicho.

A Vigilância Epidemiológica de Nova Veneza ressalta que a melhor forma de prevenir a Febre Amarela é através da vacinação.

A Febre Amarela é uma doença viral transmitida pela picada de mosquitos infectados, principalmente do gênero Haemagogus e Sabethes. Embora o macaco bugio não transmita a doença, sua aparência doente é um forte indício de que o vírus pode estar circulando na região. Por isso, as autoridades pedem que a população não se aproxime do animal e entre em contato com a Vigilância Epidemiológica caso o avistem.

Conforme Abel Araújo, da Vigilância Epidemiológica, mesmo que o macaco realmente esteja infectado, a população não corre o risco de contrair a doença através do contato com o bicho. Porém como é um animal selvagem, é passível a transmissão de outras doenças. A Vigilância Epidemiológica de Nova Veneza ressalta que a melhor forma de prevenir a Febre Amarela é através da vacinação. A vacina é altamente eficaz e protege por toda a vida.

Por Flávia Bortolotto