Por Cris Freitas
Os interessados devem procurar as secretarias das respectivas escolas nas quais os alunos estudam.
Foi lançado na última semana, o edital do programa Protetor Ambiental, que visa proporcionar condições de aprendizado aos alunos Protetores, por meio de atividades teóricas e práticas voltadas a preservação do meio ambiente e integração social.
Para participar do projeto, que abrange 30 estudantes, os alunos das escolas municipais e estaduais de Nova Veneza devem se inscrever até o dia 05 de março e realizar um teste sobre o meio ambiente.
O programa Protetor Ambiental é um projeto desenvolvido em parceria com a administração municipal por meio da secretaria de educação e a Polícia Militar Ambiental de Maracajá com carga horária será de 180 horas/aula e encontros semanais no contra turno escolar. O conteúdo programático do programa envolverá oito disciplinas entre elas: Polícia militar, ecologia, recursos hídricos, gestão de resíduos sólidos, flora, fauna, legislação ambiental e unidades de conservação.
Durante o programa serão realizadas atividades extracurriculares, como visitas educativas, trilhas ecológicas e noções de aspectos regionais, culturais, cidadania e civismo. A organização dos recursos humanos e conteúdo programático para ministrar aulas teóricas e práticas, além de saídas a campo de estudos será de responsabilidade da Polícia Militar Ambiental.
Com recursos do Ministério Público Estadual será fornecido aos alunos todo uniforme com um kit contendo: boné, calça, camisa, moletom, jaqueta, cantil, botas de couro, agenda e material didático.
Apoio
As aulas receberam apoio de outros órgãos, tais como: a Fundação municipal do meio ambiente (Fundave), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Instituto Felinos do Aguaí, Grupo de Escoteiros, ANET (Associação Neoveneziana de Turismo), entre outros. Já a secretaria de educação irá contribuir com o transporte e alimentação dos participantes.
As inscrições encerram no dia 05 março e devem ser feitas nas secretarias das respectivas escolas nas quais os alunos estudam. Em anexo, o link com mais informações sobre o programa edital.