
Estão abertas as inscrições para a nova corte da Festa da Gastronomia que acontecerá de 19 a 21 de junho, em Nova Veneza. As interessadas podem se inscrever de 5 de março até 2 de abril, na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.
Conforme a secretária de cultura, Ângela Ghislandi, as candidatas representam a italianidade da cidade durante o mandato como rainha e princesas. “Nossas representantes além de beleza precisam ter conhecimento sobre a história da cidade, nossos pontos turístico e as potencialidades em geral”, afirmou.
A candidata deve representar uma entidade cultura, educacional ou casa gastronômica. Alguns pré-requisitos são necessários para participar: ser do sexo feminino; nascida ou residente em Nova Veneza; idade mínima de 16 anos e máxima de 28 anos completos até 31 de dezembro de 2015; ter conhecimentos gerais sobre o município; nunca ter sido eleita rainha ou princesa em disputas anteriores.
Flávia Bortolotto
REGULAMENTO
CONCURSO RAINHA DOS FESTEJOS DA XI FESTA DA GASTRONOMIA TÍPICA ITALIANA
Art.1º. O Concurso da Corte da XI Festa da Gastronomia Típica Italiana tem por objetivos fundamentais:
Divulgar e promover a XI Festa da Gastronomia Típica Italiana bem como os 124 anos de Colonização e 57 Anos de Emancipação, a ser realizada nos dias 19, 20 e 21 de junho de 2015, na Praça da Chaminé, Centro – Nova Veneza e, em outros eventos no decorrer deste ano e no próximo ano.
Valorizar a beleza e desenvoltura da Mulher Veneziana e preservar as tradições da nossa cidade, através dos trajes típicos e do folclore, propiciando lazer e congraçamento da cidade de Nova Veneza.
Art.2º. O evento de abrangência municipal é uma realização da CCO – Comissão Central Organizadora, com o apoio da Administração Municipal através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.
Art.3º. Poderão inscrever-se no concurso as candidatas que preencherem os seguintes requisitos e condições:
a) Ser do sexo feminino;
b) Ser brasileira nata ou naturalizada;
c) Ter idade mínima de 16 anos e máxima de 28 anos completos até 31 de dezembro de 2015;
d) Não ser casada;
e) Não estar grávida;
f) Ter conhecimentos gerais e específicos sobre Nova Veneza;
g) Ser nascida ou residente em Nova Veneza;
h) Nunca ter sido eleita a Rainha ou Princesa em disputas anteriores.
Art.4º. As inscrições para o concurso de Rainha e Princesas, ficarão abertas no período de 05 de março à 02 de abril de 2015, podendo ser realizadas pessoalmente na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, localizada na Travessa Osvaldo Búrigo, nº 126, Centro.
No ato da inscrição, que é gratuito, as candidatas devem estar munidas de fotocópia de carteira de identidade, a candidata também precisará estar representando uma Entidade Cultural, Escola Municipal, Clube de Mães ou Casas Gastronômicas do município de Nova Veneza.
Art.5º. A Escolha da Rainha será feita em 08(oito) etapas:
07 de abril: Aula de Etiqueta + foto divulgação
Local: Teatro Municipal
Horário: 19h
13 de Abril: Consultoria Mary Kay
Local: Teatro Municipal
Horário: 19h
15 de Abril: Apresentação Candidatas para Autoridades
Local: Teatro Municipal
Horário: 19h30min
18 de Abril: Passeio pelos Pontos Turísticos de Nova Veneza
Local: Palazzo dele Acque
Horário: 8h30min
ETAPA AVALIATIVA
23 de Abril: Conhecimentos Gerais
Local: Teatro Municipal
Horário: 19h
ETAPA AVALIATIVA
27 e 28 de Abril: Ensaio
Local: Palazzo Delle Acque
Horário: 19h
30 de Abril: Final do Concurso com a Escolha da Nova Corte
Local: Palazzo Delle Acque
Horário: 20h
Art.6º. A participação 100% dos ensaios é obrigatória, sob pena de a candidata ser excluída da seleção, a critério da comissão organizadora, não podendo, inclusive, se apresentar na data do concurso (ressalvo sob justificação da falta).
Art.7º. O julgamento será realizado por jurados designados pela Comissão Organizadora, que serão conhecidos no dia da seleção;
Art.8º. As notas das etapas avaliativas são de 5 à 10 pontos para cada quesito avaliado.
Art.9º A pontuação adquirida pelas candidatas durante as etapas avaliativas será juntamente contabilizada com a nota final do concurso, assim contabilizando a classificação total das notas.
Art.10º. Caberá a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, fornecer os trajes típicos para o concurso, que deverá ser devolvido imediatamente após, o concurso.
Art.11º. O resultado final do concurso apontará 01 (uma) Rainha, 02 (duas) Princesas.
Art.12º. As eleitas a Rainha e Princesas deverão ter disponibilidade para viagens e comprometem-se acompanharem as equipes de divulgação da XI festa da Gastronomia Típica Italiana. Também precisarão estar à disposição da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, durante o período de realização da festa, em qualquer época do ano até o fim do seu mandato.
Art.13º. – Perderá o título, a condição de realeza da festa e todos os direitos adquiridos no concurso, a candidata, que no período vier a renunciar, casar, viver em concubinato, engravidar, portar-se de maneira inadequada ou faltar a qualquer compromisso oficial da Secretaria Municipal. Neste caso, deverá devolver imediatamente os trajes, faixa, coroa, prêmios e apetrechos recebidos para o cargo.
Art.14º. – A perda do mandato ou renúncia, não dará direito ao recebimento de qualquer indenização, seja a que título for e seu lugar, passará a ser exercido pela respectiva substituta.
Art.15º. – Fica estabelecido, que a Rainha e princesas não terá direito a remuneração para as divulgações.
Art. 16º. – Cada Candidata terá direito há 01 (um) representante para acompanhar a apuração dos votos na data da final do evento.
Art. 17º. – O critério de desempate será a etapa de conhecimentos gerais.
Nova Veneza SC, março de 2015.