
O local onde antes funcionava um depósito, hoje abriga uma horta com mais de dez tipos de legumes e verduras.
Alimentação saudável é uma das preocupações de pais e professores, pois tudo influencia no aprendizado das crianças. Pensando nisso, a Administração Municipal resolveu utilizar um espaço que estava em desuso para começar uma Horta Municipal. A iniciativa deu tão certo, que hoje todas as escolas da rede recebem hortaliças sem agrotóxicos provenientes do local.
Conforme a nutricionista Natalia Furlan, o cardápio da rede é elaborado visando uma alimentação rica e balanceada. Os legumes da horta vêm somar a carga nutricional da merenda. “Cultivamos uma variedade grande para levar para a mesa das escolas opções e diferentes vitaminas”, afirmou. Muitos alunos já visitaram o local e dessa forma aprendem um pouco sobre a origem dos alimentos, o que para o prefeito é o mais importante. “Além de colaborar com a boa alimentação, visitando o local eles podem aprender a cultivar e entender a importância disso”, avaliou Evandro Gava.
A Secretaria de Educação pretende montar um calendário de visitação periódico, para que todas as escolas possam levar e mostrar aos alunos o funcionamento. “Vamos estudar com os diretores a possibilidade de ensinar de forma mais profunda o cultivo dos alimentos”, afirmou o secretário Arcângelo Nuernberg.