
Cerca de 150 pessoas, participantes dos Grupos de Idosos de Nova Veneza, assistiram, na manhã desta segunda-feira, 29, à terceira apresentação do espetáculo de bonecos “Pulcinella no Canto da Cidade”, no Teatro Municipal. A apresentação, que faz parte do Projeto Kombinado com Bonecos, integrou as atividades da programação do Dia do Idoso, promovida pela Associação Feminina de Assistência Veneziana (Afave).
O projeto, aprovado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo de Santa Catarina, com produção da Enluaratus Comunicação e apresentação do Grupo Cyathus Teatro de Animação, prevê 27 apresentações em diferentes espaços do município. Além da apresentação desta segunda-feira (29/09), já assistiram os residentes do Divina Vita, na última sexta-feira, e da Casa de Acolhida das Irmãs Beneditinas da Divina Providência, no domingo.
“Acredito de que a brincadeira é para todas as idades. Não importa se é uma criança de oito anos, ou uma pessoa com 90. Eles vão se divertir”, comenta o ator e bonequeiro Marcelo Ciepielewski. Segundo ele, o espetáculo ainda mexe com a nostalgia de muitos que vem comentar sobre suas lembranças.
Pulcinella no Canto da Cidade
O espetáculo utiliza a técnica do teatro de bonecos popular italiano e foi montado ao longo de 2025, em troca com diretores e mestres do teatro de mamulengo. A circulação prevê apresentações em escolas, na APAE, em grupos de terceira idade e em cinco praças públicas de Nova Veneza.
Segundo Marcelo, a peça busca aproximar o público de suas raízes culturais. “Ter uma peça de Pulcinella, que veio da Itália, mas com manipulação em estilo brasileiro, dramaturgia voltada à nossa região e referências às montanhas, é uma forma de os moradores de Nova Veneza se reconhecerem nesse movimento cultural”, declara.
A montagem e circulação fazem parte do Projeto Kombinando com Bonecos, aprovado pelo PIC, da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo de Santa Catarina, com realização da Enluaratus Comunicação e incentivo da Coopera, Tintas Farben, Metalúrgica Spillere, além do apoio da Prefeitura de Nova Veneza.
Equipe técnica
O espetáculo é dirigido pelo ator e bonequeiro Vitor Ribeiro, de Guaxupé (MG), com cenografia e parte dos bonecos criados pelo artista criciumense Sergio Honorato. A trilha sonora conta com composições de Piazzito e Victória João, além da música “Pedacinho do Céu”, cedida pelo grupo Carroça de Mamulengos, através de Carlinhos do Babau.
A equipe também contou com a assessoria do mestre mamulengueiro Chico Simões; produção e assessoria de imprensa de Antonio Rozeng (Enluaratus); trabalhos técnicos de Vinicius da Silva Martins; figurinos de Evelin Mariano; e interpretação em Libras de Andriele Geremias, Katia Tomasi e Jonathan Costa.
Agenda e viagem internacional
As apresentações retornam a Nova Veneza no dia 23 de outubro, com sessão especial para os alunos da APAE. Antes disso, o grupo viaja para a Bolívia, onde participa, em La Paz, do Festival Titirikuti, junto com grupos da Argentina, do Equador e artistas locais.


