Grupos de terceira idade se divertem com “Pulcinella no Canto da Cidade” em Nova Veneza

Serão ao todo 27 apresentações gratuitas em circulação pelo município por meio do Projeto Kombinado com Bonecos

Cerca de 150 pessoas, participantes dos Grupos de Idosos de Nova Veneza, assistiram, na manhã desta segunda-feira, 29, à terceira apresentação do espetáculo de bonecos “Pulcinella no Canto da Cidade”, no Teatro Municipal. A apresentação, que faz parte do Projeto Kombinado com Bonecos, integrou as atividades da programação do Dia do Idoso, promovida pela Associação Feminina de Assistência Veneziana (Afave).

O projeto, aprovado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo de Santa Catarina, com produção da Enluaratus Comunicação e apresentação do Grupo Cyathus Teatro de Animação, prevê 27 apresentações em diferentes espaços do município. Além da apresentação desta segunda-feira (29/09), já assistiram os residentes do Divina Vita, na última sexta-feira, e da Casa de Acolhida das Irmãs Beneditinas da Divina Providência, no domingo.

“Acredito de que a brincadeira é para todas as idades. Não importa se é uma criança de oito anos, ou uma pessoa com 90. Eles vão se divertir”, comenta o ator e bonequeiro Marcelo Ciepielewski. Segundo ele, o espetáculo ainda mexe com a nostalgia de muitos que vem comentar sobre suas lembranças.

Pulcinella no Canto da Cidade

O espetáculo utiliza a técnica do teatro de bonecos popular italiano e foi montado ao longo de 2025, em troca com diretores e mestres do teatro de mamulengo. A circulação prevê apresentações em escolas, na APAE, em grupos de terceira idade e em cinco praças públicas de Nova Veneza.

Segundo Marcelo, a peça busca aproximar o público de suas raízes culturais. “Ter uma peça de Pulcinella, que veio da Itália, mas com manipulação em estilo brasileiro, dramaturgia voltada à nossa região e referências às montanhas, é uma forma de os moradores de Nova Veneza se reconhecerem nesse movimento cultural”, declara.

A montagem e circulação fazem parte do Projeto Kombinando com Bonecos, aprovado pelo PIC, da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo de Santa Catarina, com realização da Enluaratus Comunicação e incentivo da Coopera, Tintas Farben, Metalúrgica Spillere, além do apoio da Prefeitura de Nova Veneza.

Equipe técnica

O espetáculo é dirigido pelo ator e bonequeiro Vitor Ribeiro, de Guaxupé (MG), com cenografia e parte dos bonecos criados pelo artista criciumense Sergio Honorato. A trilha sonora conta com composições de Piazzito e Victória João, além da música “Pedacinho do Céu”, cedida pelo grupo Carroça de Mamulengos, através de Carlinhos do Babau.

A equipe também contou com a assessoria do mestre mamulengueiro Chico Simões; produção e assessoria de imprensa de Antonio Rozeng (Enluaratus); trabalhos técnicos de Vinicius da Silva Martins; figurinos de Evelin Mariano; e interpretação em Libras de Andriele Geremias, Katia Tomasi e Jonathan Costa.

Agenda e viagem internacional

As apresentações retornam a Nova Veneza no dia 23 de outubro, com sessão especial para os alunos da APAE. Antes disso, o grupo viaja para a Bolívia, onde participa, em La Paz, do Festival Titirikuti, junto com grupos da Argentina, do Equador e artistas locais.