Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Nova Veneza completa 25 anos de fundação

25/02/2016 20:40

Comemorações serão realizadas durante o ano, e meta maior é participar de um festival na Itália.

O dia oficial é 21 de fevereiro, mas o Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Nova Veneza decidiu comemorar seus 25 anos de fundação e atuação durante todo 2016. De acordo com a presidente e fundadora da equipe, Susan Bortoluzzi, por conta da data, serão organizados vários eventos, como apresentações na praça, jantares para antigos participantes, exposições fotográficas, entre outros.

Além disso, a meta maior neste ano é conseguir participar de um festival de dança em Treviso, na Itália. “Não é algo competitivo, mas queremos ir, em julho, para representar o Brasil neste encontro que será tão especial. A intenção é levar 22 integrantes”, ressalta a presidente.

Susan ainda completa que o aniversário de 25 anos do grupo servirá para promover um resgate cultural ainda maior na região. “Consideramos chegar até aqui uma vitória, porque quando montamos o grupo, em função do centenário de Nova Veneza, pensávamos alto, no sentido de fazer um trabalho social e cultural forte, e passo a passo, conseguimos alcançar este objetivo”, lembra.

Atualmente, o grupo de dança contém 80 componentes, divididos em quatro categorias: infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto. São aceitas crianças acima de 6 anos para participar. “E o melhor é que já tem componentes de segundas gerações das famílias, ou seja, os pais já dançaram e agora são os filhos que estão praticando conosco”, finaliza.

Francine Ferreira