Gabriel da Conceição – Ler é bom demais

13/06/2012 00:04

Não tenho palavras, logo eu, para descrever como estou feliz por ser o novo colunista do Portal Veneza, e por poder levar aos neo-venezianos e aos outros tantos leitores regionais um pouco do meu trabalho e de outros escritores, e fazer um campanha para que as pessoas leiam mais, pois Ler é Bom Demais!!!

Apresentação

Como vocês já devem saber, sou Gabriel Da Conceição, tenho 17 anos, estou cursando o 3º ano do ensino médio, sou amante e apaixonado por livros, e também sou, digamos, “escritor”.

Começo de tudo

Não pense que sempre foi assim. Odiava ler e escrever. Um dia comecei a ler Harry Potter e a Pedra Filosofal – já li sete vezes este livro – e amei, desde então não parei, agarrei-me a leitura, não vivo sem, preciso dela para sobreviver.

Ficava fascinado em pensar como uma pessoa poderia criar algo tão mágico, tão maravilho.

De repente algo aconteceu, não sei explicar, explodiu na minha cabeça – confesso que sempre tive uma imaginação fértil -, e naquele momento descobri que tinha um dom, foi algo incrível.

Um sonho

Não demorou muito, pois havia uma necessidade maravilhosa e quase insuportável de por tudo pra fora, se não iria explodir, comecei a escrever Recomeçar.

Isso foi no final de abril de 2008, e de lá pra cá já se passaram quatro anos, lutei e ainda luto, e minha família sempre esteve do meu lado me apoiando.

Mas não pense que é fácil, pensei várias vezes em desistir, mas não podia, aquilo passou a ser parte de mim; o que seria de Gabriel sem escrever, sem imaginar, sem as explosões de imaginação, e a falta dessa, os famosos brancos, sem as tantas dores de cabeça, sem os choros, sem os sorrisos?!

Ser escritor é um dom e uma maldição

Não é preciso ter formação superior, não precisa ter experiência, não precisa ter idade, escrever é um dom…

“Escrever é um dom, mas também uma maldição.”

Sua cabeça explode de tanta imaginação, e as vezes tudo fica branco. Você não é nada sem escrever, sua vida passa a sobreviver de escrita. Mas ao mesmo tempo é maravilhoso, uma coisa só tua, onde você é o dono da história, muitas vezes parece que não, pois ela começa a se escrever sozinha, em outras vem em parte e você vai costurando. O pior e o melhor de tudo, é a perfeição, você está sempre em busca da perfeição… talvez esteja errado, mas o ser humano é a criatura mais perfeita, e ao mesmo tempo imperfeita, por isso, a perfeição está na imperfeição.

Medo e coragem

Tem que ter muita coragem para escrever um livro, e mais coragem ainda de mostrá-lo ao público.

Tenho medo de que ninguém goste, de que não esteja perfeito o bastante, de que poderia ser melhor.

Mas também tenho coragem, e por isso vou até o fim.

Nessa coluna mostrarei um pouco do meu trabalho, e continuarei na luta para publicar Recomeçar, que alias, está em fase de duas revisões, uma da história, por mim, e outra, ortográfica, na qual estou tendo ajuda da minha grande amiga Marlene Bressan.

Um pouco sobre Recomeçar

Abordo a adolescência – essa fase maravilhosa e ao mesmo tempo complicada que tanto amo -, todas as crises, os beijos, a primeira vez, a relação com os amigos, com a sociedade, com a família, e consigo mesmo.

Peter Holiffe, meu personagem principal, ama sua família, mas acha ela virada do avesso, estranha e tudo ao contrário do que os outros pensam. Por causa disso e por tantas outras coisas ele tem várias discussões e brigas com sua família

Surge uma oportunidade de sua família mudar de vida, mas para isso teriam que viajar para Nova York.

Claro que Peter gostaria de viajar para Nova York, mas não para morar, pois teria que deixar seus amigos e tudo o mais, e para piorar, em meio a isso, ele fica com uma garota, Giulia, sua melhor amiga.

Como não podia ir contra sua família, viaja com eles.

Será que esse amor vai durar, será que vai sobreviver à distância, mesmo que possam se falar pelas redes sociais, será que isso será suficiente?!

Em Nova York, na nova escola, ele passa por bullying, por ser de outro país e não falar muito bem inglês, começa a viver um verdadeiro inferno.

A relação com sua família parece só piorar e em meio a tantas crises, ele começa a usar drogas.

Em Recomeçar, todos os personagens tem escolhas e consequências.

Quais os motivos para Peter começar a usar drogas?! Será que ele irá até o fundo do poço?! Será que irá até as últimas consequências?! Será que conseguirá recomeçar?!

Desculpem, não posso contar muito, mas prometo que nas minhas próximas colunas sempre contarei alguma coisa relacionada ao romance. Enquanto isso, fiquem a imaginar.

Momento The Best – Crítica e Indicação

As Crônicas de Gelo e Fogo, Livro Um, A Guerra dos Tronos de George R.R. Martin (592 páginas)

A grande explosão literária do momento está sendo a série As Crônicas de Gelo e Fogo, do escritor americano George R.R. Martin, que foi indicada e venceu vários prêmios.

O melhor livro para mim sempre vai ser Harry Potter, mas As Crônicas de Gelo e Fogo, ficam no mesmo patamar ou até mesmo um pouco acima.

A série será composta de 7 livros, o primeiro, A Guerra dos Tronos, o segundo, A Fúria dos Reis, o terceiro, A Tormenta de Espadas, o quarto, O Festim dos Corvos, o quinto, A Dança dos Dragões, que logo será lançado no Brasil, o sexto, Os Ventos de Inverno, que o autor está escrevendo, e o sétimo, Um Sonho de Primavera, apenas esboçado. Talvez Martim possa escrever outros livros para essa série, ainda não é certo.

Li apenas o primeiro livro, A Guerra dos Tronos, e me apaixonei.

É um livro para adultos e para amantes dos livros, foi o livro mais complexo que já li, apresenta vários personagens e lugares, é contado de pontos de vistas deferentes, tem uma trama costurada com a mais fina linha, traz uma história que tem como pano de fundo a era medieval, com doses de nudez e sexo gratuito, romance, ação, aventura, drama, suspense, terror, intrigas, brigas, guerras sangrentas, e a disputa pelo poder.

A história se passa em uma terra onde o verão pode durara décadas e o inverno toda uma vida. Agora o inverno está chegando. Mas isso é o de menos. Em a Guerra dos Tronos seu único caminho é seguir em frente, pois a partir do momento que você começa a ler, não consegue mais parar. E seguindo em frente você se depara com amigos que se tornam inimigos, e inimigos que se tornam aliados. Mas cuidado, esta é uma história em que não se pode confiar em ninguém, o futuro dos personagens é incerto, e ninguém está a salvo. Martin é imperdoável, sem pena, e quase cruel, ele tanto dá a seus personagens mais alguns momentos de vida, assim como tira suas vidas, e você ali, lendo, impotente, sem fôlego e sem conseguir tirar os olhos. Pois “quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre. Não existe meio termo.” Quem vencerá a guerra dos tronos?

A Guerra dos Tronos é incrível, surpreendente, maravilhoso, intenso, sensacional, espetacular, bárbaro, épico, onde tudo é orquestrado divinamente por este grade mestre da fantasia, George R. R. Martin.

George R. R. Martin, autor da série.

A HBO está produzindo um seriado baseado na série, é muito fiel, e agora já está na segunda temporada, sendo que cada livro corresponde a uma temporada.

Ficaram com vontade de ler?!

Superindico A Guerra dos Tronos, garanto, vale muito a pena ler.

Não tenha medo, deixem-se levar pelas letras, pelas palavras, viagem com sua imaginação, ler é bom demais!!!

Beijos e abraços!!!