Ferramenta permite que empresas monitorem exposição em redes sociais

16/10/2013 22:36

QlikBrand, comercializado pela Sysdata, agiliza ações de marcas e respostas ao consumidor

Acompanhar o que o consumidor está falando sobre seus produtos e serviços nas redes sociais virou um desafio para as empresas. Com tantos usuários conectados e diversos mecanismos de interação, fica difícil “fiscalizar” a quantidade de informações geradas e, muitas vezes, ao tomar conhecimento de uma reclamação, milhares de outros internautas já foram expostos ao assunto. Para minimizar situações como estas e se adiantar às tendências de comportamento, ferramentas como o QlikBrand, oferecido pela Sysdata Tecnologia, de Urussanga, estão ajudando a manter a imagem das empresas e a agilizar a resposta rápida pedida pelo consumidor moderno.

O gerente de desenvolvimento do QlikBrand, Adilson Silveira, explica que a ferramenta que é distribuída na região pela Sysdata monitora as principais redes, entre elas Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Google+, Flickr e Picasa. Também entram na lista de monitoramento os blogs, sites de notícias e sites específicos de relacionamento com o consumidor, como o Reclame Aqui, em que os participantes relatam problemas com marcas, produtos e serviços. “A rede social e a realidade estão muito misturadas. Em vez de ligar ou mandar e-mail para serviços de atendimento ao consumidor, hoje as pessoas primeiro colocam a reclamação nas redes. Elas só fazem o contato direto com a empresa quando já querem cancelar as compras”, avalia Silveira.

O especialista reforça que atualmente as redes sociais são responsáveis por mais de 80% das informações disponíveis e que as empresas precisam se adaptar ao chamado “SAC 2.0”, ou seja, é a empresa quem precisa ir atrás da crítica sofrida e quanto mais rápida a resposta, menor o impacto. “É aí que entra o QlikBrand, que monitora em tempo real. Em um prazo de 10 segundos a no máximo cinco minutos depois de publicada a informação já é capturada pela ferramenta. É possível identificar o momento exato em que a pessoa está fazendo a citação”, complementa.

Para facilitar o monitoramento via QlikBrand cada empresa cadastra os termos que interessa e a ferramenta já identifica se a informação postada é positiva ou negativa. Os dados também indicam onde as citações estão ocorrendo, em quais horários e quem são os principais usuários que defendem ou atacam a marca, com opção de responder diretamente a eles. Outro benefício da ferramenta é identificar novas tendências de comportamento que podem ser aproveitadas para inserir no mercado produtos com receptividade garantida. “Com estas análises a empresa é capaz de mapear exatamente o que o cliente está querendo”, finaliza Silveira.

A coordenadora de TI do Hospital São José, Andreia Pisoni, acredita que a ferramenta teria aplicação no local em que trabalha. “Não só para acompanhar a imagem do hospital, mas também a situação da saúde no país”, explica. Cristian Calegari, do setor de TI do Castanheti Supermercado, também achou a ferramenta bastante interessante. “Com ela se consegue atingir o internauta e ela abrange bem as pessoas. Não só quem já compra, mas todos”, avalia ele.

Lene de Costa