Ícone do site Portal Veneza

Equipe da Unesc avalia saúde de Nova Veneza como melhor da região

Equipe da Unesc avalia saúde de Nova Veneza como melhor da região

Estudantes, residentes e professores da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) participaram durante a última semana de uma imersão na saúde coletiva de Nova Veneza. Integrantes do programa Vivências e Experiências na Realidade do SUS da Região Carbonífera, o grupo composto por 11 pessoas fez um balanço bastante positivo do sistema de saúde do município.

O primeiro ponto destacado foi o acolhimento, característica forte da cidade em diversos segmentos. Outro ponto é a logística do atendimento, os pacientes conseguem marcar consulta por telefone evitando filas e recepções lotadas. A avaliação das equipes, levando em consideração comprometimento, entrosamento e criatividade também foi levantada, bem como a diversidade e disponibilidade de remédios.
Mas o que mais chamou a atenção da equipe coordenada pelo professor Cláudio Alex Sipriano, foi o número de atendimentos realizados. “Comparado com outros municípios da região, Nova Veneza está muito a frente. Quando lemos o programa, discutimos que se fosse realidade 40% do que estava designado estaria ótimo. Surpreendemo-nos, pois ultrapassou muito essa porcentagem”, declarou.

Durante os cinco dias a equipe teve contato com profissionais, práticas e pacientes, conhecendo os Planos Municipais de Saúde e as 11 Unidades Básicas. No encerramento do programa o prefeito Evandro Gava acompanhou a avaliação geral para entender os pontos que precisam ser melhorados. “Fico contente em saber que nossos esforços estão tendo o resultado esperado. Sabemos que muito ainda precisa ser feito e essa é nossa meta”, afirmou.

Flávia Bortolotto

Sair da versão mobile