
Na manhã desta quinta-feira, 27, moradores de São Bento Alto, em Nova Veneza, foram surpreendidos com um caso de envenenamento de cães comunitários na propriedade de um trabalhador local. Paulo Sérgio Amboni, morador da comunidade, relatou que um de seus funcionários chegou ao local de trabalho e, ao abrir a janela, viu os cães se debatendo, já intoxicados. “Foi muito rápido. Eles chegaram para trabalhar, os cães estavam ali por perto e, em questão de minutos, já estavam passando mal. Isso mostra que o veneno foi colocado bem próximo dali e recentemente”, afirmou Paulo.
Ao todo, seis cães viviam na área. Três deles foram encontrados mortos e um foi resgatado com vida, mas em estado grave. O animal está internado em uma clínica veterinária, recebendo tratamento intensivo.
A presidente da Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave), Caroline Pacheco, comentou que outros casos parecidos foram registrados em Jardim Florença. Ela reforça a importância de denunciar casos de envenenamento de animais. “A primeira coisa a se fazer em situações como essa é registrar um boletim de ocorrência através da Polícia Militar e levar o animal intoxicado até a clínica veterinária mais próxima”, orienta.
A Polícia Militar esteve no local e registrou a ocorrência, que será encaminhada para a Polícia Civil para investigação. O caso chama atenção para a necessidade de maior fiscalização e conscientização sobre os maus-tratos a animais. Até o momento, não há informações sobre suspeitos. O envenenamento de animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), podendo resultar em multa e prisão para os responsáveis.