Dom Jacinto fala sobre a crise brasileira à Rádio Vaticano

Nesta segunda-feira, 30, o programa brasileiro da Rádio Vaticano publicou um trecho de uma entrevista concedida pelo Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, durante uma visita ao veículo de comunicação oficial da Igreja em Roma, por ocasião de sua passagem de férias em terras italianas.

Entrevistado pelo jornalista Silvonei José, Dom Jacinto falou sobre a preocupação, enquanto epíscopo, sobre a situação do Brasil diante da corrupção e da grave crise que está sendo enfrentada em presídios de todo o país. “Estamos um pouco preocupados vendo esta realidade toda que a gente está assistindo. Mas por outro lado, se nos preocupa, temos esperança. Não se deixa mais as coisas correrem como era anos atrás (…) O povo está cansando, está se revoltando com tudo o que está acontecendo. A Igreja tem o papel de manter o diálogo e também a paz, só que nós também esperamos que as autoridades façam sua parte”, disse o bispo.

Dom Jacinto falou do acesso que tem aos responsáveis pela Segurança Pública no Estado de Santa Catarina, dos pedidos que faz e da gratidão ao ver situações positivas em comparação à realidade das muitas unidades prisionais espalhadas pelo Brasil. “Eu rezo missas nos presídios e nas penitenciárias.

Eu sempre cobro das autoridades esta realidade mais humanizada, onde as pessoas saiam para suas famílias e, no meio do contexto social, possam ser ressocializadas de novo (…) Os filhos de Deus são os mesmos cidadãos que as autoridades governam, então temos que ter essa preocupação em comum”, declarou Dom Jacinto à RV.

Tanto o Presídio Santa Augusta e a Penitenciária Sul acolhem, semanalmente, a visita de agentes da Pastoral Carcerária, que promovem momentos de oração com os reclusos. Dom Jacinto mostrou satisfação diante de um cenário prisional onde reeducandos são envolvidos em atividades laborais e educativas. Segundo o Bispo, todo ser humano que erra merece oportunidade. “Senão, nós vamos, daqui dez ou vinte anos, ter o mesmo problema, ou até pior, se não se fizer nada para melhorar esta questão toda”, pontuou.

Dom Jacinto irá a Audiência Geral

Nesta quarta-feira, 01, Dom Jacinto, que está em companhia do Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Joel Sávio, e do casal Albertina e Dalmir Dagostin, da Pastoral Vocacional, participará da Audiência Geral, que ocorre tradicionalmente às quartas-feiras, às 10h30min (horário de Roma), quando o Papa Francisco faz uma breve catequese e a oração do Ângelus.O encontro se dará na Sala Paulo VI, onde as audiências ocorrem neste inverno, com capacidade para 10 mil pessoas.

A passagem de Dom Jacinto pela Itália também contou com uma peregrinação e retiro ao Santuário de São Padre Pio de Pietrelcina, em San Giovanni Rotondo, onde está o corpo incorrupto do Santo, e também ao Santuário de São Miguel Arcanjo, em Monte Sant’Angelo. Junto a padre Joel, Dom Jacinto também resolveu questões burocráticas quanto à estadia e obtenção de bolsa de estudos para o seminarista Giliard Gava, de Nova Veneza, estudante da Pontifícia Universidade Lateranense. Na quinta-feira, 02, eles iniciam viagem de regresso à Criciúma.

Bibiana Pignatel

Dom Jacinto fala sobre a crise brasileira à Rádio Vaticano
Dom Jacinto fala sobre a crise brasileira à Rádio Vaticano
Dom Jacinto fala sobre a crise brasileira à Rádio Vaticano