Curso de Medicina da Unesc recebe selo de excelência do Conselho Federal

12/12/2016 22:56

Universidade está entre as 19 instituições que cumprem os requisitos 

A Unesc recebeu mais uma boa notícia em avaliação realizada em âmbito nacional. A Universidade está entre as 19 Instituições de Ensino Superior do Brasil a receber o selo de acreditação do CFM (Conselho Federal de Medicina e da Abem (Associação Brasileira de Educação Médica). A certificação é concedida para cursos de Medicina que cumprem requisitos exigidos pelo Saeme (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas) e que envolvem questões como perfil dos docentes, qualidade da gestão e da infraestrutura disponível.

O selo vale por três anos e para ser acreditado pelo Saeme, o curso de Medicina precisa passar por várias etapas, como o preenchimento de um questionário online e visitas à instituição. Gestores, professores, alunos, representantes da comunidade e da rede de saúde local participam do processo de avaliação. No Sul do Brasil, cinco cursos receberam a certificação e destes, dois ficam em Santa Catarina – ambos pertencem a Universidades Comunitárias.

Cada instituição é livre para escolher participar ou não do processo e segundo o coordenador do curso de Medicina da Unesc, Glauco Fagundes, 2016 foi o primeiro ano em que o selo foi dado aos cursos. Neste ano, 33 escolas de Medicina se inscreveram para passarem pela avaliação. Três não encaminharam o material necessário e 30 passaram por todas as etapas da acreditação. Destas, 19 receberam o reconhecimento do Conselho Federal. “O objetivo é certificar a qualidade dos cursos. Quem recebeu o selo, recebeu também um atestado de que tem o ambiente necessário para formar com qualidade novos profissionais”, comenta Fagundes.

Todas as instituições receberam visita de avaliadores do CFM e da Abem que analisaram diversos pontos. “A interação entre o curso com a comunidade e com a rede de saúde foi um dos quesitos destacados pelos avaliadores na Unesc”, conta.

A acreditação das instituições por entidades representativas é um modelo já utilizado em países como Estados Unidos e Canadá e segundo o coordenador do curso da Unesc, a intenção é que em alguns anos a acreditação tenha validade internacional. “O objetivo é prezar pela qualidade do ensino da Medicina e que as escolas tenham similaridade na formação”, afirma Fagundes.

Em 2017, haverá uma nova etapa, com previsão de avaliar cursos que não participaram deste processo.

Milena Nandi