Ícone do site Portal Veneza

Conselhos para comprar um smartphone usado

Por Radação Portal Veneza

Está pensando em adquirir um celular usado, mas não sabe o que deveria ter em conta antes de escolher? Confira estes conselhos!

Dado que a duração da bateria diminui com o tempo, sempre verifique com a loja ou com o antigo dono a data na qual o aparelho foi comprado pela primeira vez e o uso que foi dado.

Existem alguns aplicativos, como o AccuBattery, que indicam o estado de degradação da bateria.

O International Mobile Equipment Identity (IMEI) é o número de identificação do celular. O código de IMEI na caixa do equipamento deve ser o mesmo que aquele que aparece quando você pesquisa no aparelho.

Para buscar este número, pode digitar *#06# no discador ou ir em  Configurações-Sistema-Sobre o Telefone. Se os códigos não coincidirem, tem grande chance que o celular seja roubado.

Para verificar que as lentes das câmeras frontal e traseira estejam funcionando corretamente, basta tirar uma foto e uma selfie. Se alguma mancha aparecer, não fique com o celular, pois está com defeito.

Para testar o áudio é preciso verificar se os alto-falantes funcionam. Como fazer? É só entrar no YouTube e reproduzir um vídeo para ver se se escuta bem. Não se esqueça de testar o microfone gravando uma mensagem de voz no WhatsApp ou uma nota de áudio.

Se quando ligar o celular usado, o aparelho não consegue se conectar a uma rede Wi-Fi e fica tentando sem sucesso, provavelmente tenha um problema na placa.

Uma vez que colocar o chip de alguma operadora, confira se o 3G ou 4G estão funcionando corretamente abrindo o navegador para ver se as páginas web carregam completamente ou não. É importante uma boa conexão com a internet, afinal, você precisará configurar o celular depois de verificar se está tudo certo. Uma boa opção é a Claro Internet.

Uma das primeiras coisas que vai notar é se o aparelho tem rachaduras, arranhões ou botões soltos.

Isto indica como o celular foi tratado pelo dono anterior.

Verifique que os dados biométricos como as impressões digitais ou o reconhecimento facial estejam funcionando bem e que reconheçam os dedos ou a cara.

Caso não o reconhecimento não for feito, pode indicar problemas no leitor de digitais ou no sensor.

Verifique se o touch screen funciona em todas as regiões da tela ou se em alguns lugares não reconhece os dedos ao digitar.

Para isto, desligue o 3G ou 4G e verifique se Google Maps indica a posição geográfica atual ou se não mostra nenhum mapa.

Verifique que a loja, física ou virtual, seja confiável e ofereça garantia em caso de defeito do aparelho. Comprar celulares usados na Trocafone, por exemplo, é uma ótima ideia.

Sair da versão mobile