Consultor financeiro fala sobre a necessidade de reavaliar as finanças, serviços e situação atual do mercado.
O inicio do ano é a melhor época para redefinir e colocar em prática as estratégias da empresa. Após a revisão de todos os lucros e dificuldades orçamentárias é hora de pensar o que pode ser melhorado em termos administrativos, financeiros e técnicos. Portanto um bom planejamento empresarial fará toda a diferença.
Segundo especialistas do setor financeiro e empreendedorismo o ano de 2018 pode ser mais otimista se compararmos com 2017. Algumas mudanças irão movimentar esse cenário, como a possibilidade de crédito mais aberto por conta da queda da taxa Selic e da reforma trabalhista transformando a relação entre as empresas e funcionários.
O consultor empresarial, Adriano Nodari, fala sobre a importância do levantamento financeiro da situação atual da empresa, assim como reavaliar a qualidade do serviço, revisão do mercado e até mesmo a eficiência da comunicação dentro do negócio.
“É preciso comparar o desempenho da empresa e o orçamento atingido em relação às expectativas do ano anterior para assim definir onde houve erros e acertos. Esse é o momento propício para avaliar o mercado concorrente e identificar possíveis áreas de oportunidade que merecem mais atenção”, argumenta.
Cenário para empresas em 2018
Infelizmente em 2017 muitas empresas por conta do cenário econômico nacional tiveram que reduzir despesas e fazer demissões, pois os lucros diminuíram. O endividamento ocorreu devido as dificuldades administrativas levando algumas empresas a parcelarem as dívidas.
A boa notícia é que tivemos no cenário econômico algumas novidades como a queda da inflação em janeiro. O governo central informou que em 2017 o déficit foi de R$ 124bi, abaixo do previsto que era de 159bi.
Dados otimistas apontam melhoras, como a queda do desemprego e a projeção de crescimento no cenário empresarial brasileiro.
Pontos para reavaliar no planejamento empresarial de 2018
#1 Fluxo de caixa
Como foi o fluxo de caixa em 2017? E quais foram as estratégias de administração da empresa nesse setor? O gerenciamento correto do fluxo de caixa permite uma visão de curto a médio prazo, tornando-se essencial nas finanças do negócio e na prevenção de dívidas. Dicas práticas para administrar o fluxo de caixa:
- Acompanhe diariamente
- Confira se existe retorno de produtos/serviços
- Categorize pagamentos e recebimentos para saber de onde vem e de onde sai o dinheiro, mantendo a organização
- Facilite a administração das finanças com o auxílio dos softwares de gestão online incluindo automatização e segurança.
#2 Objetivos – Quais são os objetivos da empresa para 2018?
Qual o setor da sua empresa em que pretende dar maior notoriedade e quanto quer que o seu negócio fature? Obviamente é preciso estabelecer metas realistas e assim planejar o quanto vai precisar investir, incluindo esses propósitos no planejamento financeiro.
#3 Estudo do mercado – Visão ampla sobre o comportamento do consumidor
Essa etapa é tão importante quanto as anteriores, sobretudo no cenário econômico instável em que o país se encontra. Avalie as tendências do momento e o que os concorrentes estão praticando, claro levando também em consideração os fatores externos.
#4 Revisão – Revise todos os planejamentos da empresa e faça ajustes
Mais uma vez as mudanças tanto no cenário econômico, como também o dinamismo do atual consumidor faz com que as estratégias necessitem de ajustes e adaptações.
Mudanças na visão, valores e até mesmo na forma como a empresa quer ser vista por vezes é necessário. Não tenha medo das mudanças e faça o que for preciso para tornar o seu negócio ainda mais competitivo no mercado.
#5 Ações – Organize as ações de marketing e vendas
O calendário anual com as datas previstas para ações costuma ser um grande sucesso entre as empresas. Faça algumas campanhas ao longo do ano em relação aos produtos e serviços. Vale usar a criatividade! Conte com as redes sociais para essa divulgação, além de outras ferramentas.
As melhores campanhas são planejadas com antecedência. Ainda dá tempo de reunir a equipe e pensar em ideias para atingir o público. “O bacana das campanhas é que possibilita avaliar o comportamento do consumidor, a opinião sobre os produtos e serviços e receber feedback do cliente para melhorias futuras”, acrescenta o especialista.