Citação a Nova Veneza em novela da Globo repercute nas redes sociais

A menção ao município de Nova Veneza em um capítulo da novela Três Graças movimentou as redes sociais da região após o episódio exibido na sexta, 26, pela TV Globo. A referência aparece em uma fala do ator Miguel Falabella, que interpreta Kasper Damatta, proprietário de uma galeria de arte na trama.

Na cena, o personagem afirma que a obra “As Três Graças” teria passado pelas mãos de um imigrante italiano chamado Luigi Girardi, que não conhecia o valor da peça e a vendeu por um preço irrisório para comprar passagens ao Brasil. Segundo o diálogo, Girardi teria se instalado no sul do país, em Nova Veneza, onde perdeu a casa após um golpe aplicado por religiosos.

A fala foi escrita pelo criciumense Zé Dassilva, coautor da novela. Roteirista, diretor, produtor e cartunista, ele utilizou na obra de ficção uma referência direta à própria história familiar. O imigrante citado é Luigi Girardi, seu tataravô.

Em publicação no Instagram, Zé Dassilva comentou a cena exibida na novela e confirmou a inspiração real. “Uma citação ao meu tataravô Luigi Girardi (que morou em Nova Veneza e que tomou mesmo uma volta de padres!)”, escreveu.

Citação a Nova Veneza em novela da Globo repercute nas redes sociais

A reportagem apurou que a história que deu origem à citação remete a um episódio ocorrido durante o século XIX. Na ocasião, o imigrante Luigi Girardi teria sido convencido a ceder ou vender por valor irrisório parte de suas terras a padres da Congregação Rogacionista. As áreas mencionadas corresponderiam à região onde hoje está localizado o distrito de São Bento Baixo, em Nova Veneza, às margens da rodovia Antônio Nuernberg, nas proximidades da sede distrital.

Três Graças é uma telenovela brasileira produzida pelos Estúdios Globo e exibida pela TV Globo desde outubro de 2025. A produção substituiu Vale Tudo e é a 25ª novela das nove da emissora. A obra foi criada e escrita por Aguinaldo Silva, Virgílio Silva e Zé Dassilva, com colaboração de Patrícia Moretzsohn, Marcia Prates e Cláudia Gomes. A direção é de Ana Paula Guimarães, Felipe Herzog, Emer Lavinni, Larissa Fernandes e Naína de Paula, com direção geral de Luis Felipe Sá e direção artística de Luiz Henrique Rios.

Citação a Nova Veneza em novela da Globo repercute nas redes sociais