Centro Tecnológico recebe equipamento da CSN para monitoramento de áreas

15/11/2018 14:55

VANT será utilizado para capturar imagens de precisão dos locais que estão em processo de recuperação ou já recuperados.

Um veículo aéreo não-tripulado (VANT) será utilizado pelos pesquisadores do Centro Tecnológico da Satc (CTSatc) para o monitoramento das áreas recuperadas pela mineração do carvão. O equipamento foi doado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e faz parte da assinatura do novo termo do acordo judicial com o Ministério Público Federal (MPF).

A assinatura do termo de doação com a empresa ocorreu nesta quarta-feira (14). “O VANT será usado para o monitoramento de áreas em recuperação, obtendo imagens de mais qualidade”, ressaltou o gerente de Meio Ambiente da CSN, unidade de Criciúma, James Polz.

O veículo aéreo será utilizado pelos profissionais que atuam no Núcleo de Meio Ambiente (NMA) do Centro Tecnológico. Equipado com uma câmera de alta precisão, tem autonomia de 2h30 de voo e pode fazer imagens em uma área de 1.500 hectares. O drone utilizado atualmente pela equipe conseguia fazer a cobertura de 50 hectares.

Com a doação da CSN, a equipe do NMA poderá realizar o monitoramento mais completo das áreas que estão sendo recuperadas pela indústria carbonífera. “Regularmente temos que fazer esse levantamento com imagens aéreas. Antes, isso também era feito adquirindo imagens de satélite a um custo bem elevado. Agora com o equipamento será possível fazer com uma periodicidade menor e com um custo mais baixo”, afirmou o diretor administrativo-financeiro da Satc Márcio Zanuz.

 Portal SATC