Candidatos eleitos em Nova Veneza são diplomados em Criciúma

16/12/2016 12:29

A diplomação dos candidatos eleitos em Nova Veneza aconteceu nesta sexta-feira 16, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Criciúma. Na oportunidade, foram diplomados o prefeito eleito de Nova Veneza, Rogério Frigo; seu vice-prefeito, Zé Spilere, e os nove vereadores eleitos no município.

O evento foi presidido pela juíza da 98º zona eleitoral, Paula Botke e Silva, que parabenizou todos os diplomados e destacou que cabe a eles honrar a função. “Nas mãos dos senhores está a responsabilidade de conduzir o futuro de todos nós, por isso, honramos a responsabilidade imputada,” afirmou.

Além dos eleitos de Nova Veneza e Forquilhinha e seus convidados, participaram também do evento o presidente da OAB de Criciúma, Fábio Jeremias de Souza; o promotor eleitoral da 98º zona eleitoral, Jadson Javel Teixeira.

Somente os eleitos receberam os diplomas impressos na solenidade. Já as atestações dos suplentes ficarão disponíveis, no site do TRE-SC, nas versões digitais. A entrega e a disponibilização dos diplomas ficam condicionadas a dois requisitos: julgamento da prestação de contas e apresentação da quitação militar.

A diplomação é o último ato da Justiça Eleitoral no processo eleitoral e atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes com a entrega ou a disponibilização do diploma devidamente assinado. Isso habilita os candidatos eleitos a assumirem e exercerem os respectivos mandatos eletivos.

Em todo o Estado, as diplomações estão acontecendo desde o dia 5 de dezembro. Segundo o Calendário Eleitoral, 19 de dezembro é o último dia para que as cerimônias aconteçam. A diplomação compete aos órgãos colegiados da Justiça Eleitoral (TSE, TRE ou Junta Eleitoral).

Willians Biehl