
A orquestra Camerata di Venezia está de volta para a Temporada 2026 com dois concertos em fevereiro. A abertura da temporada será em Imbituba, dia 26 (quinta-feira), às 20h, no Teatro Usina com o concerto Diálogos Musicais. Na sexta-feira, o concerto Entre Cortes e Trópicos será em Jaguaruna, às 20h30, na Paróquia Nossa Senhora das Dores (Igreja Matriz). Ambos têm entrada gratuita, e haverá transmissão ao vivo pelo canal oficial da orquestra no YouTube (youtube.com/cameratadivenezia). Os eventos oferecem recursos de acessibilidade para mobilidade reduzida, vídeo introdutório com audiodescrição e intérprete de Libras.
O concerto de abertura da temporada, Diálogos Musicais – Do Clássico ao Rock em Imbituba, estabelece o diálogo entre música erudita e popular, demonstrando a versatilidade atual das orquestras de cordas. Iniciando com obras eruditas de Jenkins, Santoro, Brahms e Piazzolla, percorre, em seguida, as Trilhas de Cinema como A Pantera Cor-de-Rosa e Piratas do Caribe, chegando finalmente aos arranjos de rock consagrados.
Em Jaguaruna, o concerto Entre Cortes e Trópicos apresenta obras contrastantes do período barroco europeu, das cortes, com a música de concerto brasileira dos trópicos. Vivaldi e Bach são apresentados na primeira parte, seguido pelos brasileiros Clóvis Pereira, Santoro e Villani-Côrtes. Destaque para o solo de Josias Modolon e Gabriel Trintin no concerto para dois violinos de Bach.
A “Turnê Sul Catarinense 2025” é um projeto cultural realizado pela Camerata di Venezia, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o apoio da Prefeitura e Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza, Associação Empresarial de Criciúma, SG2 Digital, Prefeitura e Secretaria de Turismo, Cultura e Inovação de Imbituba, Desmontagem Cênica, Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jaguaruna e o incentivo da Havan, Farben, Bistek, Grupo Forauto, Metalúrgica Spillere, Imepel, Copapel, Open, GAM, Coopera, TSA Química e JMB Conectores.
Indicação etária: 7 anos
Transmissão ao vivo em youtube.com/cameratadivenezia
Acessibilidade: mobilidade reduzida, vídeo introdutório AD e intérprete de Libras
Programa:
KARL JENKINS – Palladio para orquestra de cordas (I. Allegretto)
CLÁUDIO SANTORO – Ponteio para orquestra de cordas
JOHANNES BRAHMS – Dança Húngara nº 5
PIAZZOLLA – Libertango
Ennio Morricone – Gabriel’s Oboe
Solista: Gabriel Trintin, violino
Tema de A Pantera Cor-de-Rosa
Tema de Piratas do Caribe – Navegando em Águas Misteriosas
Black Violin – A-Flat
Coldplay – Clocks
Metallica – Nothing Else Matters
Michael Jackson – Thriller
Journey – Don’t Stop Believin’
AC/DC – Back In Black
Deep Purple – Smoke on the Water
Concerto em Jaguaruna – Entre Cortes e Trópicos
27 de fevereiro – sexta-feira, 20h30
Paróquia Nossa Senhora das Dores (Igreja Matriz) – Jaguaruna/SC
Entrada gratuita
Indicação etária: 7 anos
Transmissão ao vivo em youtube.com/cameratadivenezia
Acessibilidade: mobilidade reduzida, vídeo introdutório AD e intérprete de Libras
Programa:
VIVALDI – Concerto para cordas em Ré maior, RV 121
BACH – Concerto para dois violinos em Ré menor, BWV 1043
Solistas: Josias Modolon e Gabriel Trintin
CLÓVIS PEREIRA – Três Peças Nordestinas
CLÁUDIO SANTORO – Ponteio para cordas
VILLANI-CÔRTES – Cinco Miniaturas Brasileiras
Orquestra Camerata di Venezia
A Camerata di Venezia é uma orquestra de cordas, fundada por Moisés de Souza e sediada em Nova Veneza/SC. O conjunto vem atuando profissionalmente desde 2019 com a fundação da Associação Cultural Camerata di Venezia, mantenedora da orquestra. Conduzida por seu Diretor Artístico e Regente Luiz Fernando São Thiago, a Camerata é composta por músicos residentes da região, no qual, seu desenvolvimento técnico e artístico permitiu a este grupo tornar-se uma orquestra profissional e permanente.
A cada ano um novo passo, sendo contemplada em prêmios e projetos de incentivo à cultura, difundindo obras do repertório clássico ao popular. Em 2023, 2024 e 2025, apresentou uma extensa programação de concertos gratuitos através de ambiciosos projetos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do PIC. Resultado de um amplo apoio da sociedade, do poder público local e em especial o patrocínio de empresas da região, capitaneadas pela Acic – Associação Empresarial de Criciúma.
No presente ano de 2026, vem dando continuidade aos concertos mensais por meio de projetos culturais. Atuando com o objetivo de proporcionar ao público o contato com a música orquestral, a Camerata prossegue com seus concertos gratuitos e transmitidos ao vivo, firmando-se como uma referência musical na região.
Luiz Fernando São Thiago, direção artística e regência
Bacharel e mestre em práticas interpretativas com especialidade no violino pela Universidade do estado de Santa Catarina – Udesc. Tem exercido intensa atividade profissional como professor, instrumentista e regente a nível nacional e no exterior por mais de 30 anos. Desde 2017, atua como diretor artístico e regente da Camerata di Venezia.

