Alunos lotam Câmara de Vereadores contra fechamento de turmas

21/10/2015 18:50

Alunos do ensino médio do período noturno das escolas estaduais, Julieta Torres Gonçalves do São Bento Baixo, e Humberto Hermes Hoffmann, de Caravaggio, estiveram em peso na sessão ordinária da Câmara de Vereadores da última terça-feira, 20.

Com faixas eles protestaram contra a intenção do governo do Estado de fechar o ensino médio noturno das duas instituições de ensino, concentrando os alunos em uma única estrutura, a da escola Abílio Cesar Borges, localizado no Centro de Nova Veneza.

A pedido do vereador Edaltro Bortolotto (PSDB), professores e alunos utilizaram a tribuna da casa, para defenderem o não fechamento das turmas, onde quase 140 alunos poderão ser remanejados.

“Defendemos veementemente, o não fechamento das turmas, pois todos sabem que muitos dos alunos já estão inseridos no mercado de trabalho, e muitos deles fundamentais na renda familiar. Caso tenham que se deslocar até o Centro, alguns terão que antecipar a ida para a escola em até uma hora, o que vai dificultar a permanência destes alunos no trabalho e estudos, isso com certeza irá ajudar na evasão escolar,” afirmou Bortolotto.

Segundo a direção da 21ª Gerência de Educação (GERED), de Criciúma, ainda não há nada definido sem que haja antes um debate com a comunidade. Mas segundo informações, já há a orientação de que pelo menos no São Bento Baixo, matrículas para o próximo ano no ensino médio noturno, não sejam abertas para o próximo ano.

Willians Biehl