Alunos do Viver SUS elogiam saúde de Nova Veneza

22/07/2013 00:04

Durante toda esta semana, alunos do projeto Viver SUS, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) estiveram trabalhando em Nova Veneza. Conforme a tutora do grupo, a enfermeira Liliana Dimer, o projeto visa a imersão dos acadêmicos no Sistema Único de Saúde para que possam vivenciar a realidade prática do SUS. Neste ano dez municípios da Amrec estão participando, e segundo a secretária de Saúde, Santina Izé, é a primeira vez que nova Veneza integra a parceria.

A visão do grupo de alunos, conforme Liliana é bastante positiva. “Ficamos felizes em perceber que em relação a outros municípios Nova Veneza está bem evoluída no acesso a assistência farmacêutica, com equipes médicas completas e grande demanda de remédios até nas unidades mais distantes da sede”, afirmou. Ela também elogiou o trabalho das enfermeiras que ficaram engajadas no projeto e deram total auxílio ao grupo.

Foram desenvolvidas várias atividades nas áreas de odontologia, nutrição e farmácia em quase todos os postos de saúde. Na tarde desta sexta-feira, 19, o prefeito Evandro Gava encerrou as atividades do grupo ouvindo as impressões dos alunos. “Esses elogios me deixam aliviado e confirmam que estamos andando no caminho certo, com atendimento humanitário e união. A saúde é minha maior preocupação e a nossa intenção é com os nossos recursos e firmando várias parcerias como está, fazermos o melhor possível para Nova Veneza”, afirmou aos alunos.

Flávia Bortolotto