Acadêmicos de Ciência da Computação da Unesc são selecionados para maratona de programação em nível nacional

25/11/2020 12:10

Estudantes foram destaque na etapa estadual na Maratona SBC de Programação ao lado de colegas da Udesc e da UFSC.

A Unesc se destaca mais uma vez em nível nacional a partir da expertise de seus acadêmicos. Desta vez o destaque se dá na Maratona SBC de Programação, evento nacional que reúne estudantes de todo o país em torno de desafios de programação. A Universidade será representada na Final Brasileira da disputa nos dias 11 a 13 de março de 2021.

A primeira fase da competição ocorreu no dia 14 de novembro, de forma virtual. Na oportunidade a equipe da Unesc formada pelos acadêmicos do curso de Ciência da Computação Jackson Belloli, Rômulo Ramos de Siqueira e Roger Amorin Vieira, intitulada Code Distancing, ficou entre as três melhores, ao lado de estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O grupo de estudantes é comandado pelo coach Luciano Antunes, coordenador adjunto do curso. Conforme Luciano, a equipe tem demonstrado muita capacidade e não por acaso recebeu o destaque sendo selecionada para a etapa nacional. “São excelentes alunos que tem se dedicado e com certeza irão representar a Unesc à altura”, destaca.

A etapa nacional em 2021, assim como foi a estadual, deverá ser realizada de forma virtual em virtude da pandemia de Covid-19. Até lá, de acordo com o técnico, o grupo segue praticando. “São algoritmos, linhas de códigos e desafios de lógica bastante complexos e que exigem um raciocínio rápido”, comenta.

Esta é a primeira vez que a Unesc é classificada para a etapa final da Maratona SBC de Programação, que está em sua 25ª edição. A Maratona é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação, o International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso.

Em 2019 participaram do evento 726 times de 224 instituições de ensino de todos os estados do Brasil com exceção ao Mato Grosso e Tocantins.

Redação Portal Veneza