A confraria e o outro lado do incêndio

12/03/2021 14:46

Naquela quinta-feira, Zulu pegou folga a tarde, pra encaminhar a compra dos ingredientes da janta de logo mais. Chegou no AP às pressas e deixou as compras sobre o sofá, cansada, resolveu tirar aquela soneca … horas depois acordou assustada, e pegando o celular saltou da cama e foi rapidinho cumprir a missão!!

Inverno com a lareira acesa, e uma certa quantidade de lenha queimando, o ambiente estava bem quentinho. Zulu preparava no fogão aquela minestra deliciosa, receita de sua mamãe. Foi quando Jadna sua primeira convidada chega à portaria do prédio. O sistema de segurança do edifício impedia que abrisse a porta pelo interfone e Zulu desceu para buscá-la. Deixando Jadna dentro do AP, o interfone chama outra vez, mais amigas chegaram lá em baixo …

Jadna percebe que há fumaça na sala, e “mira” sem parar a lareira, culpando a mesma de liberar toda aquela fumaça … hum!! Com a chegada das demais, os olhares cruzaram-se, umas olhando pra outras, e outras olhando pra umas! Tava de mais o negócio!!

Foi quando Jadna a metida, resolve abrir a porta de correr da cozinha e de cara enxerga as labaredas tomando quase todo ambiente. Em alto e bom som, sem perder sua elegância e tranquilidade … Grita!! Tá pegando fogo na cozinha gente!! Foi um tal de uma passar por cima da outra, tipo, salvem-se quem puder!! E aos trancos e barrancos abandonaram o apartamento … Imaginem a cena bucólica!

Mas Jadna não, baixou a bombeira nela, e partiu pra cima do incêndio dando tapetadas, isso tapetadas … na tentativa de abafar e apagar o fogo descontrolado. Quando do nada aparece um extintor de incêndio nas suas mãos, sem titubear aponta a mangueira em direção das chamas e pasmem, não funciona … faltou girar a trava … nem Jadna e muito menos quem lhe deu o extintor sabia disso … foi aí que apareceu um super vizinho! Ele conseguiu usar o extintor de incêndio, mas pouco adiantou, pois a cozinha já estava tomada pelas chamas …

Envolvidos com todo o processo, regado a “adrenalina” do momento. Ninguém lembrou de chamar os Bombeiros, sorte que pessoas que passavam a frente do edifício, viram e acionaram os militares.

Com todo o ocorrido Zulu conseguiu salvar a minestra, que até tinha um gostinho de fuligem, mas a galera da confraria mandou ver assim mesmo! E sabem o que aconteceu? Foi a primeira e a última participação de Zulu na confraria.

Ah! Em tempo: Querem saber a causa do incêndio né? Ai vai!! Zulu antes de Jadna chegar, pegou parte da lenha da lareira e colocou dentro do tanque de lavar roupas, que é de plástico, abaixo havia frascos de álcool em liquido, ai deu no que deu!!

Em caso de incêndio ou outras emergências, acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Eu sou Carlos Cypriano, especialista em Emergência Pré-Hospitalar e Segurança Contra Incêndio e Pânico.

Contato: carloscypriano1@gmail.com
Palestras: (48) 99172-9433