Neovenezianos podem participar do CEJA em Criciúma

Vagas são ofertadas depois que aulas no município foram canceladas pelo Estado.

Por conta da baixa procura, as aulas do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) que aconteciam em Nova Veneza foram canceladas. A partir desse ano, quem quiser participar será encaminhado para Criciúma, com transporte coletivo fornecido gratuitamente pela Administração Municipal.

Conforme o secretário de Educação de Nova Veneza, Guilherme Everton Vieira, antigamente existia uma parceria entre o Governo do Estado – que fornece o serviço – e o município, com a atuação uma unidade descentralizada do CEJA na escola do Bairro Bortolotto. “Só que desde quando começou, havia sempre uma dificuldade com o baixo número de matrículas. Porém eles vinham mantendo essa unidade, mesmo com a grande preocupação por estarem investindo em profissionais e recursos, mesmo não respeitando a quantidade mínima de 20 alunos por turma”, explica.

Em 2015, o ensino fundamental foi fechado, mantendo-se apenas as aulas de ensino médio. “No ano passado tinha em torno de 14 ou 15 alunos e a expectativa era que eu 2018 se conseguisse a quantidade mínima de estudantes. Como não houve, não foi mais possível manter a situação e, por isso, fizemos um acordo. O Estado está disponibilizando a matrícula para o pessoal de Nova Veneza, no CEJA da Escola Jarbas Passarinho, em Criciúma, e o município fornece o transporte, que é o mesmo utilizado pelos universitários”, completa o secretário.

Interessados em se matricular devem entrar em contato com a Tânia ou Juscelino, por meio dos contatos 3403-1336 ou 3403-1335. Os horários de atendimento ao público funcionam das 8h às 11h, das 13h às 17h e das 18h às 22h. “Assim, é só fazer a inscrição e conversar com o setor de transporte da prefeitura, para poder ir para Criciúma e estudar lá”, finaliza Vieira.

 

Francine Ferreira