Votação na Itália visa promover uma reforma constitucional.
A Rede Consular Honorária de Santa Catarina e Paraná chama os cidadãos italianos da região – aqueles que tem dupla cidadania – para votar em um referendo que está sendo realizado na Itália até o dia 4 de dezembro, para promover uma reforma constitucional no país, que visa reduzir o poder do Senado em número de parlamentares.
De acordo com o correspondente Consular da Itália em Nova Veneza, Aroldo Frigo Júnior, a reforma constitucional servirá para aumentar a estabilidade politica do país. “É considerada a mais importante desde a Segunda Guerra Mundial, porque prevê a redução de 315 para 100 senadores e a diminuição do poder da casa, além de agilizar o sistema eleitoral”, explica.
Podem votar os cidadãos residentes em solo italiano e os duplos cidadãos residentes no exterior e inscritos no Registro de Italianos da jurisdição de seu Consulado. “Quem quiser votar, se não recebeu ainda nenhuma correspondência, deve ir até os Correios. Lembro que o voto é facultativo, mas que seria de grande importância se todos os italianos que residissem no exterior fossem votar, para exercer a cidadania”, finaliza Frigo Júnior.
Francine Ferreira
Foto da capa: Gilberto Frigo a caminho de depositar os envelopes com os votos de sua família.