Está eleita a corte da 20ª edição da Festa da Gastronomia Típica Italiana de Nova Veneza. Depois de um período de apresentações e provas, as três candidatas foram selecionadas durante o lançamento da programação oficial da festa, que está marcada para ocorrer entre os dias 18 e 21 de junho. O evento foi realizado na noite dessa quinta-feira, 30, na Praça Humberto Bortoluzzi.
No momento da escolha também estiveram presentes as rainhas das cortes dos anos anteriores, unindo gerações e celebrando raízes culturais. Eleita como rainha da Festa da Gastronomia Tìpica Italiana de 2006, a prefeita de Nova Veneza, Ângela Ghislandi, destacou a importância deste momento, principalmente para este ano que o município comemora 135 anos de colonização.
“Este é um ano muito especial, pois são 135 anos de colonização. Então, são 135 anos de história, construída por este povo trabalhador, este povo que batalha no dia a dia. Além disso, também são 20 anos de Festa da Gastronomia. Então, essa é a grande missão delas, levar o nome de Nova Veneza e o DNA dessa nossa gente a todos os cantos deste Brasil”, frisou.
Um dos momentos mais aguardados
O processo de seleção começou no dia 1° de abril, quando as seis candidatas inscritas se apresentaram individualmente. Posteriormente, no dia 11 de abril, às inscritas participaram do Festival de Massas e Risotos, que ocorreu na Praça Humberto Bortoluzzi. Por fim, as meninas passaram pelo processo avaliativo no dia 17 de abril, realizado no Palazzo Delle Acque, culminando na escolha nessa quinta-feira.
De modo geral, a corte é formada por uma rainha e duas princesas e possui um papel fundamental durante a Festa da Gastronomia Típica Italiana. A partir de agora, as candidatas selecionadas serão as responsáveis por representar Nova Veneza, sua cultura e identidade gastronômica aos visitantes que participarem da programação. O momento da escolha é um considerado um dos mais aguardados pela população e organizadores.
Conforme a secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza, Izabelle Amboni Destro, a escolha da nova corte é sempre um momento lindo de ser assistido. “Todas as seis meninas inscritas se saíram super bem no palco e o resultado foi justo para as candidatas que venceram como raínha e princesas”, ressaltou a secretária.
Sentimento em representar Nova Veneza
Com 19 anos e moradora do bairro Bortolotto, Maria Luiza Topanotti Mazzorana foi a que mais se destacou e recebeu a faixa de rainha da Festa da Gastronomia de 2026. “Poder estar aqui hoje é representar um sonho desde pequena. A palavra que eu tenho para definir em ser rainha é orgulho, orgulho de representar a terra que eu tanto amo”, comemorou.
A posição de primeira princesa foi para Ana Flávia Locatelli Duminelli, que tem 23 anos e é moradora do bairro São Bento Alto. “Representar Nova Veneza não é somente usar uma coroa. Estar vivendo isso é um momento de êxtase e difícil de encontrar palavras para definir um sentimento. Realmente é muito gratificante passar por todo processo e conseguir ser parte da corte”, contou.
Já Kyara Ferreira Neves Machado, com apenas 16 anos e moradora do Caravaggio, ganhou a faixa de segunda princesa. “É incrível, não consigo nem explicar. É um misto de sentimentos gigantes saber que estou representando a minha cidade, saber que estou honrando o nome dela. É algo incrível e que eu nunca conseguiria imaginar”, afirmou.
Confira as candidatas eleitas:
Rainha: Maria Luiza Topanotti Mazzorana
1° princesa: Ana Flávia Locatelli Duminelli
2° princesa: Kyara Ferreira Neves Machado
















