
Nesta sexta-feira, 29 de agosto, às 20h, no Teatro Municipal de Nova Veneza, a Camerata di Venezia apresenta o concerto “Música Diversa”, com destaque para o solo de violino interpretado por Josias Modolon. A entrada é gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos, e haverá transmissão ao vivo no canal oficial da orquestra no YouTube.
A série “Música Diversa”, busca valorizar a pluralidade da música erudita, explorando diferentes origens de compositores e seus respectivos períodos históricos. O programa inclui obras dos períodos Romântico, Moderno e Contemporâneo, de autores da Alemanha, Brasil, França, Inglaterra e País de Gales. Serão executadas as obras de Karl Jenkins, com o 1º movimento de Palladio, a Dança Húngara nº 5 de Brahms, Méditation de Thaïs, composta por Jules Massenet com o solo de Josias Modolon, além das suítes completas de Nepomuceno, com a Suíte Antiga e a Suíte St. Paul de Gustav Holst.
O evento conta com recursos de acessibilidade com vídeo introdutório com audiodescrição e intérprete de Libras.
Josias Modolon, violino
Natural de Tubarão, estudou violino com Izabela Köenig e João Eduardo Titton pela Udesc, onde também participou da Orquestra Acadêmica e do Quarteto de Cordas. Teve masterclasses com Paulo Bosisio, Cármelo de los Santos, Borgomanero entre outros. Atualmente é integrante da Camerata di Venezia.
Luiz Fernando São Thiago, direção artística e regência
Bacharel e mestre em práticas interpretativas com especialidade no violino pela Universidade do estado de Santa Catarina – Udesc. Tem exercido intensa atividade profissional como professor, instrumentista e regente a nível nacional e no exterior por mais de 30 anos. Desde 2017, atua como diretor artístico e regente da Camerata di Venezia.
A “Turnê Sul Catarinense 2025” é um projeto cultural realizado pela Camerata di Venezia, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o apoio da Prefeitura e Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza, Acic – Associação Empresarial de Criciúma, SG2 Digital e o incentivo da Havan, Farben, Bistek, Grupo Forauto, Metalúrgica Spillere, Imepel, Copapel, Open, GAM e Coopera.
Programa:
KARL JENKINS – Palladio para orquestra de cordas (I. Allegretto)
JOHANNES BRAHMS – Dança Húngara nº 5
JULES MASSENET – Méditation de Thaïs
Solista: Josias Modolon, violino
ALBERTO NEPOMUCENO – Suíte Antiga, Op. 11
I. Minueto
II. Ária
III. Rigaudon
GUSTAV HOLST – Suíte St. Paul
I. Jig
II. Ostinato
III. Intermezzo
IV. Finale (The Dargason)
Orquestra Camerata di Venezia
A Camerata di Venezia é uma orquestra de cordas, fundada por Moisés de Souza e sediada em Nova Veneza/SC. O conjunto vem atuando profissionalmente desde 2019 com a fundação da Associação Cultural Camerata di Venezia, mantenedora da orquestra. Conduzida por seu Diretor Artístico e Regente Luiz Fernando São Thiago, a Camerata é composta por músicos residentes da região, no qual, seu desenvolvimento técnico e artístico permitiu a este grupo tornar-se uma orquestra profissional e permanente.
A cada ano um novo passo, sendo contemplada em prêmios e projetos de incentivo à cultura, difundindo obras do repertório clássico ao popular. Em 2023 e 2024, apresentou uma extensa programação de concertos gratuitos através de ambiciosos projetos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Resultado de um amplo apoio da sociedade, do poder público local e em especial o patrocínio de empresas da região, capitaneadas pela Acic – Associação Empresarial de Criciúma.
No presente ano de 2025, vem dando continuidade aos concertos mensais por meio de projetos culturais. Atuando com o objetivo de proporcionar ao público o contato com a música orquestral, a Camerata prossegue com seus concertos gratuitos e transmitidos ao vivo, firmando-se como uma referência musical na região.
