
Catarinense de Lages, o técnico do Caravaggio Futebol Clube, Luís Carlos Cruz, acumula mais de três décadas de uma vitoriosa carreira no esporte. Como forma de reconhecer o legado do treinador, o deputado estadual Mário Motta entregou uma honraria representando a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
A placa, acompanhada por uma moção de aplausos, é um ato legislativo encaminhado a grandes personalidades e instituições do estado, em agradecimento aos expressivos serviços prestados. Formado em Educação Física, Cruz iniciou sua trajetória no futebol trabalhando nas categorias de base do Avaí. No estado, treinou, também, Figueirense, Chapecoense, Joinville, Inter de Lages, Guarani de Palhoça, Hercílio Luz e Nação.
No último ano, ele esteve à frente do Caravaggio no título da Série B do Campeonato Catarinense. A campanha histórica colocou o Azulão pela primeira vez na elite do futebol estadual. O treinador ainda obteve grande prestígio em clubes do Norte e Nordeste do país. Foi campeão no Fortaleza (CE), Confiança (SE), Paysandu (PA) e Sergipe (SE). Também comandou outras equipes tradicionais, como Bahia (BA), Ceará (CE), CRB (AL) e Náutico (PE).
“Além de ser um profissional extremamente correto e respeitado por onde passou, é um ser humano fantástico que tive a honra de conhecer quando vim morar nesse estado maravilhoso, há 50 anos. Tive a oportunidade de ser o professor do Luís Carlos em Lages, enquanto lecionava na rede estadual de ensino. Um reconhecimento merecido, por tudo o que essa trajetória representa. Ele é a prova de que trabalhando duro, podemos atingir patamares inimagináveis”, destaca o deputado Mário Motta, que também é educador físico por formação.
Marido, pai, escritor e palestrante. A jornada de Luís Carlos Cruz não se resume apenas ao futebol. Durante cinco anos, trabalhou no projeto Bom de Bola, de cunho social, levando a prática esportiva a crianças e adolescentes de Santa Catarina, e, sobretudo, ensinando valores como resiliência, disciplina, respeito e lealdade.

