Estratégia de negócios do Bistek é destaque na revista Exame

A rede Bistek Supermercados, fundada em 1979 em Nova Veneza pela família Ghislandi, ganhou destaque na revista Exame neste mês de dezembro por sua estratégia diferenciada no setor varejista. Especializada em negócios, a publicação é uma das mídias mais tradicionais do Brasil.

Ao contrário de muitos concorrentes que aderiram ao modelo de atacarejo, o Bistek manteve-se fiel ao formato tradicional de supermercado, priorizando qualidade, frescor e atendimento personalizado. Essa abordagem resultou em um faturamento de R$ 2,5 bilhões em 2024, representando um crescimento de 27% em relação ao ano anterior. 

Atualmente, a rede conta com 25 lojas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ocupando a sétima posição entre as principais supermercadistas com operação em Santa Catarina. Em novembro, o Bistek inaugurou uma nova unidade na parte continental de Florianópolis e planeja expandir sua presença com novas inaugurações em 2025, visando alcançar um faturamento de R$ 3 bilhões. 

Na entrevista para a Exame, Walter Ghislandi, um dos fundadores, enfatiza que o foco sempre foi oferecer produtos de qualidade, como carnes frescas, frutas e verduras selecionadas, além de uma adega com bons vinhos, sem a necessidade de adotar o modelo de atacarejo para crescer. 

A estratégia do Bistek contrasta com a tendência observada no mercado brasileiro, onde os atacarejos representam 25% das vendas de alimentos, segundo a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores. Enquanto redes como Atacadão e Assaí expandiram rapidamente nesse formato, o Bistek optou por manter-se fiel ao modelo tradicional, atendendo consumidores que buscam qualidade e conveniência.